Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Tomar vacinas está entre os cuidados a serem tomados antes de viajar

É tempo de viajar, de fazer malas, de redescobrir recantos do Brasil. Para quem sai de férias, vale o alerta. Alguns cuidados são fundamentais, como tomar vacinas.
No Paraná, milhares de pessoas têm procurado um posto de saúde para se vacinar contra a febre amarela.
A vacina que protege contra a febre amarela é uma das mais procuradas nas férias. Só o Paraná recebeu, nos últimos dias, 200 mil doses. Ainda sim, elas faltaram em algumas cidades, como em Maringá.
“Todo mundo deve tomar a vacina. É uma dose de vacina a cada dez anos. Não tem uma idade limite. A idade mínima é a partir dos 9 meses”, diz a chefe do setor de vacinas Edilene Acetti Góes.
A dose só é contra indicada para gestantes, para quem está com a imunidade baixa, ou tem alergia a ovo.
Grande parte das pessoas que vai aos postos de saúde para se proteger contra a febre amarela vai viajar neste fim de ano. A vacina é obrigatória para quem vai visitar regiões de mata, fronteiras, ou cidades que registraram casos da doença nos últimos anos.
Deve estar protegido quem vai para os estados do Norte, Centro-Oeste e para algumas regiões do Nordeste, Sudeste e Sul, que são áreas de risco da febre amarela.
Quem vai para o exterior também deve ficar atento. Vários países exigem a vacina.
“A gente procura sempre orientar para, dez dias antes, o passageiro já estar tomando a vacina”, diz o agente de viagens Paulo Asalin.
A estudante Caroline Ueno vai para os Estados Unidos, país onde a vacina não é obrigatória. Mesmo assim, ela resolveu viajar protegida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.