Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

sexta-feira, 29 de maio de 2009

A Índia que não é mostrada nas telas

Nunca, no Brasil, se falou tanto sobre a Índia. A novela Caminho das Índias mostra a diversidade das roupas, a suntuosidade dos palácios, as ruas superlotadas, os comportamentos particulares daquele povo (estereotipados de maneira ridícula, como é comum ocorrer nas novelas globais). O telespectador incauto poderia até dizer que a novela é crítica porque mostra a dureza da sociedade de castas, a opressão sofrida pelos dalits (a casta dos intocáveis). Mas a Índia real não é mostrada na novela.
A vida real do povo indiano, seus sofrimentos e as atrocidades contra ele cometidas, não é mostrada na TV. Nem mesmo está ao alcance de uma pessoa que conhece o país na condição de turista. Enquanto o sujeito aponta sua atenção ao Taj Mahal e constata superficialmente a divisão de castas, seus olhos se fecham para o que acontece nas profundezas.
Conhecer a realidade desse povo é também conhecer suas lutas. É ver como ele é parecido com o povo brasileiro em muitos aspectos. E tomar seus valorosos exemplos de luta para o futuro do nosso país e a união dos povos.

Favelas superpopulosas
Povos tribais
A campanha Salwa Judum
Forças policiais oficiais
Massacres
Uma lei fascista
A resposta dos povos tribais: o Poder Popular

Pesquisa / Huayrãn Ribeiro)