Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Justiça



Se eu quiser descobrir o que é justiça, o que é ser justo, tenho sim que eliminar tudo que seja injustiça. Tenho que deixar de praticar tudo que seja injusto para comigo e para com os que me cercam. Só assim terei plena consciência do que significa na prática a tão falada justiça. Não ser injusto não significa necessariamente ser justo. O que significa ser justo é não praticar a injustiça e praticar a justiça.
Eu conheço pessoas que afirmam categoricamente: “eu não sei por que certas coisas me acontecem, eu não faço mal a ninguém”.
Não basta não fazer o mal. O que resolve é não fazer mal e fazer o bem. Um complementa o outro.
Quando assumiu suas funções de prefeito de Nova York, Fiorello La Guárdia presidia habitualmente as sessões dos tribunais policiais. Certo dia, na época da grande crise, viu-se diante de um desempregado detido por haver roubado um pão. A única coisa que o preso alegou em sua defesa foi que sua família passava fome.
- Meu dever é puni-lo, disse o prefeito, visto como a lei não admite exceções. Portanto terá que pagar uma multa de dez dólares.
E tirando do bolso uma cédula de dez dólares, acrescentou:
- Aqui está o dinheiro para a multa. Está livre da punição; mas – prosseguiu tomando seu característico chapéu de vaqueiro e nele deitando a nota de dez dólares – vou condenar todas as pessoas presentes nesta sala a pagar uma multa de cinqüenta centavos por viverem numa comunidade em que um homem se vê obrigado a roubar para comer.
Um oficial de justiça pegou o chapéu e percorrendo a sala recolheu um montão de moedas que entregou ao estupefato, mas agradecido acusado.
Resumo – Aquele homem sabia que Deus estava dentro dele em todas as circunstâncias da vida. E neste caso a Justiça Divina em harmonia com a justiça dos homens protagonizaram uma bela história com um final feliz.
Observação: essa situação se deu num tempo de crise e o nosso personagem depois de esgotadas todas as possibilidades não teve alternativa senão a de roubar um pão para dar de comer a sua família.
O que significa ser justo é não praticar a injustiça e praticar a justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.