Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Minas 300 anos: angu branco com bertalha, outra jóia histórica das nossas cozinhas

 


Conheça mais uma jóia da culinária histórica de Minas Gerais, o angu branco com bertalha, preparado com o o fubá branco, um dos símbolos das Identidades Gastronômicas da região da Mantiqueira . A receita é preparada com a Bertalha, outra deliciosa e nutritiva hortaliça Panc dos Quintais de Minas Gerais.

Angu branco com bertalha

Da Série: Receitas históricas de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 1 litro de água

– 2 copos (tipo americano) de fubá branco

– Sal a gosto

– 200 g de carne bovina moída

– 3 colheres (sopa) de óleo

– 1 colher (sopa) de extrato de tomate

– Tempero a gosto

– Queijo-de-minas ralado

– 1 molho de bertalha

– Caldo de galinha ou de carne

Preparo:

Para o angu, levar a água ao fogo com o sal. Quando começar a ferver, pôr o fubá, previamente dissolvido na água fria, e mexer até engrossar. Despejar em uma travessa. Em duas colheres (sopa) de óleo, refogar a carne moída com tempero. Quando começar a dourar, pôr o extrato de tomate e um pouco de água, apenas para encorpar o refogado. Cobrir o angu com a carne e salpicar queijo ralado. Retirar as folhas da bertalha dos talos e lavar.
Rasgar e refogar no restante do óleo, com um pouco de caldo e sal. Retirar logo que as folhas começarem a murchar. Servir como acompanhamento do angu.

https://territoriosgastronomicos.uai.com.br/2020/10/21/minas-300-anos-angu-branco-com-bertalha-outra-joia-historica-das-nossas-cozinhas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.