Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Casa onde viveu machado de Assis é tombada

JB Online / RIO - A casa onde o escritor Machado de Assis viveu com sua mulher, Carolina Augusta, por 11 meses, em 1874, na Rua da Lapa 264, foi tombada provisoriamente em decreto publicado nesta quinta-feira.
Outro tombamento provisório vai preservar o imóvel onde funcionam os cinemas Palácio 1 e 2, na Rua do Passeio, números 38 e 40. Quaisquer intervenções físicas nos imóveis tombados deverão ser previamente aprovadas pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural.
O prédio atual dos cinemas foi inaugurado em 1928 e no local já existiram outras casas de espetáculos. Ele mantém fachada de linhas neo-mouriscas, projetada pelo arquiteto espanhol Morales de Los Rios.
Quanto à casa de Machado de Assis, o tombamento foi solicitado pela Academia Brasileira de Letras. Os biógrafos do escritor acreditavam que o imóvel, situado no antigo número 96, havia sido demolido durante a urbanização do Centro.