Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

domingo, 1 de junho de 2008

Fatos e mais fatos do mês de maio

Anúncio contra os pobres é proibido na França
Um anúncio publicitário francês que afirma que “os pobres são asquerosos: contaminam” e exige “o direito a um carro limpo para todos” foi condenado pela entidade reguladora do setor, que determinou o fim da campanha. O Departamento de Verificação de Publicidade francês considerou que o anúncio viola princípios profissionais. O anunciante é uma empresa de aluguel de carros, a Ucar, cujo responsável alegou que pretendia promover um debate público, já que o governo não toma atitudes contra os carros velhos, emissores de gases poluentes. Para a entidade reguladora do setor publicitário, a afirmação “os pobres contaminam” viola os princípios que proíbem “atentar contra a dignidade humana”. Além disso, foi considerada inaceitável a expressão “carro limpo”, que pode levar a pensar que um carro novo é inofensivo para o meio ambiente.
Nunca se vendeu tanto carro no Brasil
As vendas da indústria automobilística nacional continuam em franca expansão: mais de um milhão de veículos, este ano, um crescimento de 32,68% sobre igual período de 2007, quando foram vendidas internamente 768.113 unidades. A indústria automobilística, segundo uma fonte, deve mesmo ultrapassar em 2008 mais de 3 milhões de veículos, ante os 2,472 milhões de 2007. A média diária de vendas em maio até o dia 15 foi de 10.997 veículos. Se por um lado é boa porque representa o crescimento da economia, a notícia, por outro, é polêmica: como organizar tantos carros nas ruas? Aumentarão os congestionamentos e, consequentemente, a poluição das grandes cidades.
"Lésbicos" da Grécia rejeitam identidade sexual
Nos próximos meses haverá a primeira audiência do tribunal da Grécia para julgar se o termo “lésbica”, usado para designar as mulheres gays, continuará podendo ser usado pela Comunidade de Gays e Lésbicas da Grécia. A polêmica se deu após os moradores da Ilha de Lesbos se sentirem injuriados com o uso do termo pelos gays. Segundo Dimitris Lambrou, que abriu o processo, esta é uma forma de proteger a identidade dos moradores da ilha. Lesbos é o local de nascimento de Sappho, cujos poemas de amor do século 7 inspiraram o termo “lésbica” para mulheres gays. A ilha se tornou ponto de encontro de mulheres homossexuais de todo o mundo.
Marcha contra a legalização da maconha no Rio
Cerca de duzentas pessoas participaram de uma marcha contra as drogas na orla de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. A manifestação foi uma resposta à Marcha da Maconha, pela legalização da droga, que acabou proibida pela Justiça do Rio. Segundo a presidente da Comissão de Prevenção às Drogas da Câmara Municipal do Rio, vereadora Silvia Pontes, uma das organizadoras da marcha em defesa da família, a manifestação serviu para chamar a atenção da população de que a legalização do uso da maconha não é uma solução. Ela também enfatizou a importância da prevenção, principalmente através da prática esportiva.