Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

domingo, 16 de março de 2008

A Fazenda de São Bento

A mais antiga e importante fazenda localizada em nosso município, a Fazenda São Bento, também conhecida como Fazenda de Iguaçu, surgiu da compra pelo Mosteiro de São Bento de partes das terras de Cristóvão Monteiro, em 1591.
Com a doação de outra porção feita pela viúva de Cristóvão, teve origem a Fazenda São Bento, em 1596. A fazenda dava início ao processo de colonização do Vale do Rio Iguaçu.
Inicialmente, os monges Beneditinos construíram uma capela dedicada ao culto de Nossa Senhora das Candeias. Entretanto, no século XVIII, as terras mudaram de dono. Elas passaram para as mãos da irmandade de Nossa Sra. do Rosário dos Homens Pretos.
Existem divergências em relação à Ordem Monástica dos monges beneditinos. Há uma corrente de estudiosos que defendem a tese deles serem cistercienses (ramo da grande família monástica de São Bento). Por outro lado, há quem os classifiquem como beneditinos (missionários que viviam em áreas tropicais e que se vestiam de branco).
Por trinta e cinco anos, um engenho funcionou na fazenda. Toda a produção era enviada ao Reino. Com o aparecimento dos engenhos de Campos, Vargem Pequena e Camorim, com mais infra-estrutura e terras melhores, o engenho foi sendo desativado aos poucos.
A casa grande foi construída anexa à capela, entre l754 e l757, constituindo um convento para abrigar padres em descanso ou afastados do sacerdócio. Era também sede da grande fazenda de São Bento, cuja atividade econômica baseava-se na produção de farinha de mandioca e na fabricação de tijolos. O terreno foi desapropriado em 1921 para sediar uma colônia agrícola.
Em 1993, a capela desabou e hoje, em ruínas, funciona precariamente em parte do casarão do Patronato São Bento, apenas uma escola primária e algumas oficinas de trabalho escolar mantidas pela Diocese de Duque de Caxias.
Do passado de importância religiosa, cultural e econômica só resta um cenário de ruínas, que ainda resiste às intempéries da natureza e ao descaso do homem. A casa grande e a capela da antiga Fazenda de São Bento abrangem uma área de aproximadamente 100 metros de edificações.
Construção: A Casa entre 1754 e 1757 e a Capela em 1645, Tombamento: processo nº564- T, inscrição nº439, Livro Belas Artes, Fls. 86, 10 de junho de 1957.
Endereço: Casa e Capela da antiga Fazenda São Bento - Av. Presidente Kennedy, km 8, bairro São Bento, 2º distrito, atrás da Fundação Educacional Duque de Caxias (FEUDUC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.