Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

domingo, 18 de novembro de 2007

Gonzaguinha em registro histórico

Performance lança DVD com participação do compositor no programa "Ensaio"
(Zeca Miranda)

Se estivesse vivo, Gonzaguinha completaria 40 anos de carreira este ano. Para marcar a data, a gravadora Performance Music, em parceria com a TV Cultura, coloca no mercado o primeiro DVD do cantor: o registro do programa "Ensaio", de 1990. Gravado um ano antes da morte do compositor, ocorrida em 30 de abril de 1991 num acidente de carro no Paraná, o lançamento tem valor histórico enorme para a Música Popular Brasileira. E traz Gonzaguinha no momento mais maduro de sua trajetória.
O filho de Luiz Gonzaga tinha a fama de rancoroso, devido ao conteúdo político de parte de sua obra. Como é o caso de "Comportamento geral", primeiro sucesso do cantor, pouco depois de ele surgir no cenário artístico como integrante do Movimento Artítstico Universitário (M.A.U), que revelou, entre outros, Aldir Blanc e Ivan Lins.
Neste DVD, ele aparece não apenas mais tranqüilo, como dedicando elogios aos montes ao pai, com quem ficou brigado durante anos, por diferenças ideológicas. A reconciliação e reconhecimento ao Gonzagão estão presentes até na escolha dos músicos que o acompanham, Fubá (triângulo) e Nenê (zabumba).
Fica claro que Gonzaguinha estava mais próximo do que nunca do legado musical do rei do baião. "Meu pai me deixou uma herança que não é para qualquer um. E a alegria faz parte dessa herança", diz ele a Fernando Faro, o entrevistador oculto, marca registrada do programa. Este é também o ponto mais alto do DVD, quando Gonzaguinha explica didaticamente os forrós, xotes e baiões do pai, e emenda um pot-pourri com "Qui nem jiló", "Baião", "Mangaratiba", "Respeita Januário", mostrando ao violão o balanço que o velho Lua tinha na sanfona.
Sucessos
Gonzaguinha também relata a influência do Rio de Janeiro em sua obra, mais especificamente do Morro de São Carlos, onde nasceu. E destaca figuras importantes em sua formação, como Ismael Silva, Jamelão e Noel Rosa. Clássicos do calibre de "Explode coração", "O que é o que é?", "Lindo lago do amor", entre outros, recebem um tratamento de voz e violão que dá ênfase à qualidade das composições.
Entre as 19 faixas, uma menção especial para o samba "É", que, em 1988, foi uma das canções mais tocadas nas rádios do País. Outro momento singular é quando ele entoa quase a capella, a música "Sangrando", do período mais criativo do compositor - início dos anos 80.
O DVD "Ensaio - Gonzaguinha" é mais do que uma homenagem a um dos nossos maiores compositores. É, acima de tudo, um registro histórico, que mostra o que a cultura brasileira é capaz de gerar, reunindo num só artista beleza, contestação, complexidade e popularidade. É preciso torcer para que a TV Cultura continue escancarando seus arquivos e soltando nas prateleiras outros momentos históricos como este.
(Fonte: Tribuna da Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.