Atualmente, em alguns países, a bicicleta é considerada um brinquedo. Foi substituída pela motocicleta e pelo automóvel. Esqueceram que a humilde bicicleta exerceu poderosa influência no curso da história — especialmente nas Américas. Por iniciar o movimento em favor de estradas firmes e lisas, pavimentou o caminho para o advento do automóvel. Com efeito, certo escritor afirmou que “tanto física como psicologicamente, ela é o verdadeiro genitor do automóvel”.
Se você precisa se deslocar menos de oito quilômetros numa zona urbana, uma bicicleta talvez seja mais rápida do que um carro. A bicicleta é o meio de transporte mais eficiente da Terra. De bicicleta, pode-se andar até 2.400 quilômetros, sem poluir, usando para isso energia derivada dos alimentos, equivalente a pouco mais de quatro litros de gasolina. A bicicleta também faz bem para a saúde.
A bicicleta tem sido chamada de o mais eficiente sistema energético de transporte do mundo. Um homem de bicicleta utiliza, grama por grama, e quilômetro por quilômetro, cerca de quatro vezes menos calorias do que um cavalo ou um jato, cinco vezes menos do que um pombo ou um carro, e mais de seis vezes menos do que um cachorro, uma vaca ou uma gaivota, para não se dizer nada dos altos consumidores de energia, tais como helicópteros, coelhos, pequenas aves e insetos. Diz-se que isto é verdade porque, uma vez a pessoa monte numa bicicleta, ela faz o uso mais eficiente dos músculos de suas coxas — os mais poderosos do corpo. Ao mesmo tempo, os movimentos desperdiçados de outros músculos são limitados.
Se você precisa se deslocar menos de oito quilômetros numa zona urbana, uma bicicleta talvez seja mais rápida do que um carro. A bicicleta é o meio de transporte mais eficiente da Terra. De bicicleta, pode-se andar até 2.400 quilômetros, sem poluir, usando para isso energia derivada dos alimentos, equivalente a pouco mais de quatro litros de gasolina. A bicicleta também faz bem para a saúde.
A bicicleta tem sido chamada de o mais eficiente sistema energético de transporte do mundo. Um homem de bicicleta utiliza, grama por grama, e quilômetro por quilômetro, cerca de quatro vezes menos calorias do que um cavalo ou um jato, cinco vezes menos do que um pombo ou um carro, e mais de seis vezes menos do que um cachorro, uma vaca ou uma gaivota, para não se dizer nada dos altos consumidores de energia, tais como helicópteros, coelhos, pequenas aves e insetos. Diz-se que isto é verdade porque, uma vez a pessoa monte numa bicicleta, ela faz o uso mais eficiente dos músculos de suas coxas — os mais poderosos do corpo. Ao mesmo tempo, os movimentos desperdiçados de outros músculos são limitados.
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