Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

quinta-feira, 12 de março de 2020

Por que será que muitos têm medo da imprensa? / Huayrãn Ribeiro

Será, por exemplo, porque um jornal nas mãos de alguém pode ser como uma arma?
Ou porque seria a imprensa uma sutil formadora de mentes e sentimentos, habilidosa destiladora da ideologia dominante e manipuladora da opinião pública?
Por que será que muitos têm medo da imprensa?
Será porque a imprensa é o flagelo da tirania?
Acredito que nenhum homem ou mulher (sensatos) creia que a imprensa seja ou deva ser cerceada ou ameaçada. A democracia representativa jamais tolerará a supressão de notícias verdadeiras por determinação do governo. Baseado nisso vejo que no fundo o verdadeiro temor é contra a democracia representativa e não a imprensa. Certos deputados querem fechar a imprensa. Desejam uma lei que os defenda da opinião pública. Mais uma prova que esses temem muito mais a democracia representativa que a imprensa.
Por que será que muitos têm medo da imprensa?
Será porque os jornalistas exercem outra espécie de poder e muitos não querem ser simpáticos a poderoso nenhum?
Será porque a imprensa é o dever da verdade, como disse Rui Barbosa?
Não considero possível represar a imprensa com leis repressivas. Contra a imprensa não há outro remédio profícuo senão a mesma imprensa.
Precisamos da imprensa sempre livre. Uma imprensa livre é a condição fundamental para que as sociedades resolvam seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam sua liberdade.
Talvez seja por isso que muitos têm medo da imprensa.

(Coletânea de pensamentos adaptados por Huayrãn Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.