Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

sábado, 14 de agosto de 2010

Abriu gás e pôs aviso: não acenda fósforo

Último dia de 1961. Péricles de Andrade Maranhão tranca-se no banheiro e abre o gás.
Nascido no Recife a 14 de agosto de 1924, o criador do Amigo da Onça desenhava desde pequeno. Fez a primeira charge para o Diário de Pernambuco. Aos 16 anos ganhou concurso de história em quadrinhos. O escritor Souza Barros, impressionado com seu talento, o indicou para amigos cariocas.
Aos 17 anos é o mais jovem artista das empresas de Assis Chateaubriand. Publicou na revista infantil O Guri seu primeiro personagem: Oliveira, o Trapalhão - português que se metia em enrascadas. Depois vêm Miriato, o Gostosão; e Cenas Cariocas, para A Cigarra. Criou o Amigo da Onça em 1943. Reclamava que o personagem roubava-lhe a glória. Deprimido, pôs fim à vida aos 37 anos no réveillon. Do lado de fora escreveu:
“Não acenda fósforo!”

Mariana Proença

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.