Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Mosteiro de São Bento tem mais uma etapa de restauração concluída

Um dos monumentos mais preciosos da história do Rio de Janeiro e do Brasil, o Mosteiro de São Bento, no Centro do Rio, está sendo todo restaurado. Foi concluída mais uma etapa desse trabalho. A Capela do Santíssimo e a Capela Mor da Igreja de Nossa Senhora de Monserrate estão prontas. O mosteiro é considerado uma relíquia do estilo barroco no Brasil e começou a ser construído em 1633.
As celebrações especiais são feitas durante toda a manhã. Os monges comemoram, nesta terça-feira(8), o nascimento de Nossa Senhora e o dia de Nossa Senhora de Monserrate. Eles também comemoram o fim dos restauros da igreja.
“As duas primeiras etapas ficaram ótimas. É um orgulho muito grande e para toda a sociedade carioca e brasileira. O restauro é a preservação de um registro histórico. O patrimônio construído por escravos, monges e cidadãos”, disse o diretor de patrimônio, Mauro Fragoso.
A capela apresenta registros do início da pintura carioca, além de guardar obras barrocas.

São Bento e Santa Escolástica
As imagens dos dois irmãos gêmeos, ele, patriarca dos monges e ela, matriarca das monjas do Ocidente, estão colocadas também no grande altar da capela-mor da igreja abacial, ladeando a imagem de Nossa Senhora do Monserrate. A duas imagens, de São Bento e de Santa Escolástica, foram esculpidas por Frei Domingos da Conceição, cerca do ano 1676.
A Santa Abadessa traz numa das mãos o báculo, símbolo de sua posição de mãe e guia espiritual, e na outra a Regra de São Bento, que até os dias de hoje é seguida por monges e monjas no mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.