Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Moradores de Caxias reclamam da falta d'água no bairro de Nova Campinas

Nesta segunda-feira (10), o RJ Móvel foi até o bairro Nova Campinas, em Duque de Caxias, para falar de um problema que tem como resultado a pia cheia de louça e uma montanha de roupa suja: a falta de água.
A dona Solange tentou, durante toda a madrugada de domingo, puxar água pela bomba, mas não conseguiu. “Meu irmão, na sexta-feira, ficou sem nenhuma água na casa dele. Ele teve que comprar aqueles galões para poder tomar banho. Não tinha nenhuma gota de água”, conta a moradora.
Um desafio de todos os dias é encontrar água na torneira. Essa é uma rotina que já dura 22 anos. São mais de duas décadas de sofrimento e espera também, porque promessas de melhorias foram feitas para os moradores de Nova Campina.
Uma delas foi feita em 2006 quando a equipe do RJTV esteve na região pela primeira vez. Na época, a Cedae informou que estava fazendo obras para trazer água do Rio Cachoeira até o bairro e que terminaria o trabalho no fim daquele mesmo ano.
Além disso, prometeu instalar os hidrômetros. Pelo menos, era o que garantia um termo de compromisso assinado pela companhia.
Muito tempo se passou, o RJTV voltou para saber por que tudo continua do mesmo jeito.
A dona de casa Cecília Marinho foi quem escreveu para a produção pedindo socorro. “A situação é desesperadora. Aqui não cai água para a gente, só uma vez por semana. A gente tem que ficar até tarde da madrugada, através da bomba. E muitas vezes, você não consegue pegar nada”, reclama.
A moradora conta ainda que tem que comprar água para beber, porque a água que consegue puxar da rua é muito suja. Ela também mostra a caixa d’água onde guarda o que consegue pegar com a bomba.
A repórter Karina Borges vai ao quintal da casa da dona Cecília e ao abrir a caixa de d’águas constata que o recipiente está cheio de lama que é como chega a água para os moradores, segundo dona Cecília.
A Cedae informou que está fazendo obras de melhorias de abastecimento em vários bairros de Duque de Caxias e que no Nova Campinas os trabalhos devem terminar até o início de 2011. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A companhia diz que o bairro vai ganhar uma estação de tratamento e adutoras e que uma equipe, antes desse prazo, fará uma vistoria na rede distribuidora da Rua Oito para verificar possíveis problemas no fornecimento de água e tomar as medidas necessárias.
O governador Sérgio Cabral vai percorrer nesta segunda-feira (10) três municípios da Baixada Fluminense: Seropédica, Japeri e Caxias. As cerimônias marcam o começo das obras de ampliação do sistema de oferta e distribuição da água na região. O prazo de conclusão anunciado é final de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.