Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

quinta-feira, 12 de março de 2009

Saúde / Dia Mundial do Rim

Aumento no número de doenças renais coloca os médicos em alerta
Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que cerca de 18 milhões de pessoas são vítimas de doenças renais crônicas no país, mas somente 30% sabem disso. Sendo que cerca de 60 mil brasileiros fazem algum tipo de diálise (quase 90% desses estão em hemodiálise) e 25 mil foram submetidos a transplante renal.
Diante do aumento da ocorrência, a Sociedade Mundial de Nefrologia, criou em 2005, o Dia Mundial do Rim, comemorado na segunda quinta-feira de março, que este ano corresponde ao dia 12. O objetivo é ampliar a divulgação destes números e conscientizar a população da importância da prevenção e do tratamento das doenças renais.
Os rins são órgãos fundamentais para a qualidade de vida, pois regulam a pressão, filtram o sangue, eliminam as toxinas do corpo, controlam a quantidade de sal e água, produzem hormônios importantes para evitar a anemia e as doenças ósseas e eliminam excessos de medicamentos e outras substâncias ingeridas.
Apenas no Santa Genoveva Complexo Hospitalar, em Uberlândia (MG), o centro de hemodiálise atende uma média de 30 pacientes por dia. O nefrologista coordenador, Nelson Jordão Filho, observa que o aumento na demanda por hemodiálise é maior do que a capacidade dos centros em todo o país. "O aumento nos casos é desproporcional a capacidade de atendimento. Também temos as particularidades, onde alguns pacientes fazem a hemodiálise diariamente, enquanto que a média é de três vezes por semana, com sessões de quatro horas", explica o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.