Futebol / Morre Friaça, ex-jogador da seleção
Morreu nesta segunda-feira (12 de janeiro de 2009), no interior do Rio de Janeiro, o ex-atacante Friaça, autor do gol da seleção brasileira na final da Copa do Mundo de 1950, quando o Brasil perdeu por 2 a 1 para o Uruguai, no Maracanã. Aos 84 anos, o jogador foi vítima de uma pneumonia que o levou a um quadro de falência múltipla de órgãos. A morte foi confirmada às 9h10.
Albino Friaça Cardoso estava internado havia 45 dias no Hospital São José do Avaí, na cidade de Itaperuna, interior do Rio de Janeiro, estado onde ele começou a se destacar como jogador. Friaça atuou pelo Vasco de 1944 a 1949. No clube, foi campeão carioca invicto em 1947.
Pela seleção brasileira, o ex-jogador conquistou duas vezes a Copa Rio Branco (1947 e 1950), a Copa Oswaldo Cruz (1950) e o Campeonato Pan-Americano de 1952. Ele também jogou no São Paulo, time pelo qual foi campeão paulista de 1949, e pela Ponte Preta.
Friaça se destacou por ser um jogador muito técnico, atuando em qualquer posição do ataque. Uma de suas marcas era conseguir passar pelos adversários sem precisar driblar, apenas na velocidade. Ele encerrou a carreira em 1958.
O corpo do jogador será velado nesta segunda-feira na Câmara Municipal de Porciúncula, onde nasceu. O prefeito da cidade, Antonio Jogaib, anunciou que será decretado luto oficial por três dias no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.