Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Impotência: 50% dos brasileiros se queixam / Estudo revela que metade dos brasileiros apresenta algum grau de dificuldade em ter e manter a ereção

Metade dos brasileiros (50,2%) revela dificuldade para ter ereção, seja no grau leve, moderado ou completo. O dado faz parte do estudo Mosaico Brasil, divulgado recentemente pelo laboratório Pfizer.
A pesquisa foi conduzida pela psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Foram entrevistados 4.206 homens e 4.031 mulheres com mais de 18 anos, em dez capitais brasileiras, neste ano.
População jovem
- Trata-se de um número elevado, se levarmos em conta que quase 70% dos homens que participaram da pesquisa têm até 40 anos, o que representa uma população jovem - afirma João Fittipaldi, diretor médico da Pfizer.
De acordo com a pesquisa, 7,4% dos participantes disseram ter problemas de ereção freqüentes, e para 1,4% isso acontecia "sempre". Parte dos entrevistados (41,4%) admitiu algumas falhas, mas respondeu que conseguia manter a ereção na maioria das vezes.
Entre os entrevistados das dez capitais participantes da pesquisa - Rio, Manaus, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Salvador, Fortaleza e São Paulo - 57,5% dos manauenses responderam conseguir sempre manter a ereção. O índice é um pouco acima da média. O percentual cai para 44,7% no caso dos paulistanos.
- Disfunção erétil é indicador de que algo está errado. Ereção preservada é condição de saúde - diz Carmita Abdo.
Diferentes graus
Entende-se por dificuldade de ereção a incapacidade de obter ou manter uma ereção suficiente para um desempenho sexual satisfatório. A disfunção psicogênica é mais freqüente em homens mais jovens, geralmente relacionada à insegurança, à ansiedade ou à depressão. Com o avançar da idade, é comum o homem sentir maior dificuldade em manter o pênis ereto, por razões de origem orgânica (normalmente associadas a pressão alta, colesterol elevado, diabetes ou problemas cardíacos) ou mista (mescla de origem orgânica e psicológica). Em qualquer dos casos, o grau da impotência pode variar entre leve, moderado e completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.