Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Espiritismo / COMO SAIR DA DEPRESSÃO

Gerson Simões Monteiro / É muito comum, diante da vida que levamos, ficarmos de vez em quando agoniados com sensações de pessimismo e de tristeza, que nos levam a um quadro depressivo. Quando nos encontrarmos nessa situação, vale a pena verificar, inicialmente, se esse quadro surgiu pelo fato de alguém ter nos ofendido em um dado momento.
Se a gente descobre, então, que a depressão teve origem a partir de alguma ofensa recebida, podemos sair dela perdoando o ofensor no clima da compreensão. Assim, estaremos eliminando mágoas e ressentimentos, causadores de tão doentios e malignos sentimentos dentro da nossa alma, uma vez que o perdão é a única solução para sairmos dessa “fossa” interior. E não há outro caminho, senão o de perdoarmos os nossos ofensores.
Quantas vezes, também, ficamos tristes e deprimidos ao ferirmos alguém, e não nos desculpamos interiormente pela falta cometida. Isso se dá pelo fato de acreditarmos que em hipótese alguma podemos errar nessa vida. Neste caso, é preciso deixar o orgulho de lado e concedermos o autoperdão a nós mesmos, porque, pensando bem: se erramos no passado, hoje, mais amadurecidos, somos outra pessoa, temos outra cabeça. Porém, devemos ter cuidado para não acreditarmos que somos infalíveis, idéia por sinal muito perigosa.
No entanto, a melhor forma de nos autodesculparmos será sempre através da reparação do mal que tenhamos feito ao próximo, pela prática do bem em seu favor. Convenhamos, se somos passíveis de errar usando o nosso livre arbítrio, logicamente temos condições de reparar todos os erros cometidos, utilizando a liberdade concedida pelo Divino Criador.
Convém observar, ainda, se o desânimo que sentimos e a perda do prazer nas atividades diárias decorrem dos momentos difíceis que estamos atravessando, seja pela morte de um ente querido, separação conjugal, perda de emprego ou quaisquer outros tipos de perda.
Nesses casos, a melhor forma para sairmos da depressão é orarmos a Deus com toda fé e sinceridade, pedindo forças e coragem para prosseguirmos vivendo com entusiasmo e esperança no futuro, pois o Pai Celestial nunca está pobre de misericórdia.
Gerson Simões Monteiro é Presidente da Fundação Cristã Espírita C. Paulo de Tarso
e-mail:
gerson@radioriodejaneiro.am.br
JORNAL EXTRA / COLUNA: EM NOME DE DEUS DE: GERSON SIMÕES MONTEIRO DATA: 19/12/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.