Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Missa em Caxias resgata costumes e tradições nordestinas

A Pastoral do Migrante e o Centro de Cultura Nordestina Mandacaru, com apoio da Secretaria de Cultura de Duque de Caxias, promovem, no dia 11 de setembro, às 19h, Missa Nordestina na Catedral de Santo Antônio, em Duque de Caxias. A celebração acontece desde 1992 e, depois da missa, os organizadores realizam baile de forró no salão paroquial da igreja, animado por forrozeiros da cidade, com entrada franca. A missa será celebrada pelo padre Raimundo, da igreja do Pilar. O forró pé-de-serra será animado pelo cantor Dominguinhos do Recife que reside no município e já lançou mais de dez CDs com músicas nordestinas.

A exemplo dos anos anteriores, a parte cantada da missa presta homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga, “O Rei do Baião”, que tem familiares no município. Para descansar e compor, Luiz Gonzaga vinha para Duque de Caxias, onde se reunia com familiares e promovia grandes festas animadas por cantores e músicos que ele mandava buscar em Exu, Pernambuco, sua terra natal, onde foi sepultado em 1989.
A tradicional missa atrai todos os anos centenas de pessoas, em sua maioria nordestinos residentes na cidade, que têm a oportunidade de encontrar amigos e parentes, além de saborear as comidas típicas vendidas no salão da igreja, como carne-de-sol com aipim e manteiga de garrafa. A Catedral deSanto Antônio fica na Avenida PresidenteKennedy, no Centro da cidade. (Texto: Paulo Gomes)