Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

sábado, 13 de setembro de 2008

Formigas são sinal de saúde na mata

O dia dos biólogos começa com uma caminhada no meio da mata. O trabalho é para verificar como está o nível de degradação do terreno. Eles fazem isso de um jeito diferente, caçando formigas. As formigas encontradas nas amostras são catalogadas.

“Algumas são herbívoras, outras são decompositoras, outras são predadoras. Por causa disso, o conjunto de formigas na natureza pode indica a saúde de um determinado ecossistema”, explicou Sérvio Pontes Ribeiro, professor de biologia.

Há 40 anos o Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, era uma fazenda, com criação de gado e cultivo de uma planta. Há uma formiga muito presente em áreas preservadas. Na mata, que ficou quase intocada, foram encontradas cerca de 50 espécies desta formiga. Na área onde era plantação, os pesquisadores encontraram apenas cinco espécies.

A explicação para a diferença vem do laboratório da Universidade Federal de Ouro Preto, onde o material é analisado. A terra, mais barata, também prevê com mais antecedência os efeitos de intervenções na natureza.

(Fonte / Jornal Hoje - edição de 13/09)