O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Sergio Cabral e o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, dão início na tarde desta segunda-feira, no município de Itaguaí, às obras de construção do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, depois de cinco meses de atraso.
O arco que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vai ligar o município de Itaboraí ao Porto de Itaguaí, atravessando a Baixada Fluminense. O trecho da BR-393/RJ-109 terá 70,9 quilômetros de extensão e custará cerca de R$ 800 milhões, segundo a assessoria do governo.
No total, o Arco Metropolitano terá 145 quilômetros de extensão e é composto por quatro segmentos, atravessando os municípios de Itaboraí, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Japeri, Seropédica e Itaguaí. O primeiro compreende um trecho da BR-493, de 25 quilômetros, que vai do entroncamento da BR-101, em Manilha, ao entroncamento com a BR-116, em Santa Guilhermina. Este trecho será duplicado pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit).
O segundo, já pronto, é de responsabilidade da concessionária, ou seja, o trecho da BR-116, com 22 quilômetros, que vai do entroncamento com a BR-040 em Saracuruna, Duque de Caxias, ao entroncamento com a BR-493, em Santa Guilhermina.
O terceiro segmento, a ser construído pelo Estado, com 70,9 quilômetros, vai do entroncamento da BR-040 (Rio-Juiz de Fora), em Duque de Caxias, ao acesso ao Porto de Itaguaí na BR-101, cortando as rodovias BR-040, BR-465 (antiga Rio-São Paulo), BR-116 (Via Dutra) e BR-101 (Rio-Santos). O quarto trecho fica na BR-101 (Rio-Santos), de 22 quilômetros, e está sendo duplicado pelo governo federal. Este vai de Itacuruçá à Avenida Brasil (altura de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio).
- Será uma obra de grande impacto na economia fluminense. Além de desafogar o tráfego da Região Metropolitana, em especial da Avenida Brasil e da Ponte Rio-Niterói, também vai facilitar o transporte de cargas de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo ao Porto de Itaguaí, viabilizando este terminal – ressaltou o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, de acordo com a assessoria. (JB Online)
O arco que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vai ligar o município de Itaboraí ao Porto de Itaguaí, atravessando a Baixada Fluminense. O trecho da BR-393/RJ-109 terá 70,9 quilômetros de extensão e custará cerca de R$ 800 milhões, segundo a assessoria do governo.
No total, o Arco Metropolitano terá 145 quilômetros de extensão e é composto por quatro segmentos, atravessando os municípios de Itaboraí, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Japeri, Seropédica e Itaguaí. O primeiro compreende um trecho da BR-493, de 25 quilômetros, que vai do entroncamento da BR-101, em Manilha, ao entroncamento com a BR-116, em Santa Guilhermina. Este trecho será duplicado pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit).
O segundo, já pronto, é de responsabilidade da concessionária, ou seja, o trecho da BR-116, com 22 quilômetros, que vai do entroncamento com a BR-040 em Saracuruna, Duque de Caxias, ao entroncamento com a BR-493, em Santa Guilhermina.
O terceiro segmento, a ser construído pelo Estado, com 70,9 quilômetros, vai do entroncamento da BR-040 (Rio-Juiz de Fora), em Duque de Caxias, ao acesso ao Porto de Itaguaí na BR-101, cortando as rodovias BR-040, BR-465 (antiga Rio-São Paulo), BR-116 (Via Dutra) e BR-101 (Rio-Santos). O quarto trecho fica na BR-101 (Rio-Santos), de 22 quilômetros, e está sendo duplicado pelo governo federal. Este vai de Itacuruçá à Avenida Brasil (altura de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio).
- Será uma obra de grande impacto na economia fluminense. Além de desafogar o tráfego da Região Metropolitana, em especial da Avenida Brasil e da Ponte Rio-Niterói, também vai facilitar o transporte de cargas de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo ao Porto de Itaguaí, viabilizando este terminal – ressaltou o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, de acordo com a assessoria. (JB Online)
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