Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Isso porque hoje é quarta-feira

Prefeitura de Duque de Caxias entrega obras de drenagem e pavimentação na Vila Maria Helena
A Prefeitura de Duque de Caxias entrega neste sábado (24/05), às 19h, no bairro Vila Maria Helena, no Segundo Distrito, obras de drenagem, pavimentação e urbanização em 14 ruas, que vão beneficiar centenas de moradores. Outras oito ruas estão recebendo o mesmo tratamento do Governo. Serão entregues, nesta fase, as ruas A, B, E, D, Timor, São Paulo, Dr. Ubirajara, da Praça, Rio Claro, Santa Cruz e São Francisco e Eustáquio de Azevedo, e as travessas Eustáquio de Azevedo e Azevedo. Ao todo, o bairro vai receber 7,3 quilômetros de obras com as duas fases concluídas.
O prefeito Washington Reis e o secretário municipal de Obras, João Carlos Grilo, vão conversar com os moradores daquela comunidade na esquina das ruas Dr. Ubirajara e B. Em seguida os moradores e autoridades assistirão ao show do grupo Pique Novo. Em três anos e cinco meses a Prefeitura já entregou mais de 120 quilômetros de obras no Segundo Distrito, que estava abandonado há décadas pelo poder público.
A região, uma das mais populosas de Duque de Caxias vem recebendo atenção especial do governo municipal. Em três anos foram dezenas de obras que resgataram a dignidade de milhares de moradores.
Entre os bairros e comunidades beneficiados com obras de drenagem, pavimentação, iluminação pública e novas áreas de lazer, a Prefeitura atendeu o Parque Uruguaiana, Chácaras Rio-Petrópolis, Bom Retiro, Jardim Primavera, Campos Elíseos, Vila Maria Helena, Pilar, Parque Eldorado - que liga a região ao Quarto Distrito sem passar pelo pedágio da Rodovia Washington Luiz - Figueira, Cristo Rei, Jardim Paz, o Parque Comercial, e o bairro Aliado, em Saracuruna, que ganhou na semana passada méis de três quilômetros de obras de infra-estrutura.
DE GRAÇA - Curso de artes oferece 140 vagas em Duque de Caxias
A Secretaria de Cultura de Duque de Caxias abre segunda-feira (26/05) as inscrições para os cursos gratuitos de artes do Ateliê-Escola Barboza Leite, que vai oferecer 140 vagas. As aulas começam no dia 01 de julho. Os cursos oferecidos, com duração de 60 horas-aula, são de Bordado (Richilieu, Rococó, Crivo e Festonados), Pintura a Óleo e Desenho Artístico.
As inscrições estarão abertas até o dia 20 de junho na Praça Roberto Silveira, 31, 3º andar, Centro, e o interessado deve ter mais de 14 anos e apresentar um documento de identidade.
Os cursos
Bordado / Segundas e quartas-feiras / 9h às 12h / Professora Marilena Trindade
Pintura a óleo / Terças e quintas-feiras / 9h às 12h / Professora Dilcimar Mafra
Desenho artístico / Terças e quintas-feiras / 14h às 17h / Professor Felipe Azevedo
Pintur a óleo / Segundas e sextas-feiras / 14h às 17h / Professora Maria do Carmo Macaf
Outras informações sobre os cursos poderão ser obtidas pelo telefone 2672-8883.


Crianças e adultos prestigiam estréia do Cine Pop no Bom Retiro para assistir ao filme “Romeu e Julieta”

Mais de 200 pessoas, entre crianças e adultos, moradoras do bairro Bom Retiro, compareceram, na noite de terça-feira (21/05), à E. M. Marechal Mascarenhas de Moraes para assistir à estréia do projeto Cine Pop Brasil. Na ocasião foi exibido o filme Romeu e Julieta, com os atores Marco Rica e Luana Piovani, uma versão moderna da obra do escritor inglês William Shakespeare adaptada para nossa época. O projeto Cine Pop Brasil, desenvolvido pelo cineasta Iberê Cavalcanti, será levado a praças e escolas de localidades cujos moradores não têm acesso à cultura cinematográfica.
A iniciativa, parceria entre a empresa Rio Polímeros (Riopol) e a Prefeitura de Duque de Caxias, prevê que sejam exibidos cerca de 20 filmes em seis meses, período em que o projeto deve permanecer na cidade. Representando o prefeito Washington Reis na solenidade, o secretário municipal de Desenvolvimento, Jorge Rezende, falou da importância do projeto como incentivo à cultura nacional. Ele elogiou a parceria entre Riopol e a Prefeitura e destacou que o projeto agrega valores incalculáveis à educação das crianças e adolescentes de Duque de Caxias.
O gerente administrativo da Riopol, Ricardo Lessa, disse que a intenção do projeto é levar cultura para as comunidades carentes de diversão. “Além de filmes, vamos organizar oficinas culturais voltadas para o audiovisual que funcionarão em regime itinerante em escolas e nas praças da cidade”, observou Lessa. A relação cinematográfica do projeto conta com filmes infantis, infanto-juvenis e adultos, que vão de desenhos da Turma da Mônica, passam por produções de Xuxa,até trabalhos como “Meu tio matou um cara” e “O ano em que meus pais saíram de férias”, entre outros.
Uma das mais animadas com o filme de estréia era a estudante Carla Maria dos Santos, de 13 anos. “Gosto muito da Luana Piovani e procuro ver todos os trabalhos que ela faz, com o Cine Pop aqui em Caxias a vida cultural vai ficar mais animada”, disse ao lado do colega Pedro Luís Tavares de Lima, 15 anos, que disse preferir filmes mais sérios. “Estou louco para assistir a “O dia em que meus pais saíram de férias”, pois tem um pouco de humor sem perder a seriedade”, avaliou o estudante.
Antes da exibição, a platéia pôde assistir a um esquete sobre DST/AIDS interpretado pelo grupo Metamorfose, do Jardim Ana Clara. As próximas exibições acontecerão na E. M. Monteiro Lobato, na terça-feira (27/05), em Campos Elíseos, e na E. M. Albert Sabin, no Jardim Ana Clara, quarta-feira (28/05), os alunos assistirão ao filme Turma da Mônica. Já na quinta-feira (29/05), às 18 horas, na Praça do Rosário, em Saracuruna, será a exibido o filme Romeu e Julieta.

Teresa Salgueiro, voz célebre do Madredeus, canta clássicos da MPB
JB Online / RIO - Teresa Salgueiro, grande diva portuguesa, consagrada mundialmente como a voz do célebre Madredeus, vai se apresentar no Theatro Municipal do Rio, no dia 31 de maio, cantando clássicos da MPB. No dia 2 de junho ela repete o show em São Paulo.
A apresentação faz parte do projeto Jazz All Nights, que em 2007 trouxe ao país a cantora Madeleine Peyroux e o gaitista Toots Thielemans. Dentro da temporada 2008, virão ainda ao Brasil os artistas norte-americanos Bobby McFerrin (15 de junho no Rio e 22 de junho em São Paulo) e Freddy Cole (18 de setembro no Rio e 22 de setembro em São Paulo).
Teresa Salgueiro consagrou-se internacionalmente como a voz do Madredeus. Soprano de vasta extensão vocal, já cantou em várias línguas em trabalhos solos que desenvolvia paralelamente à sua carreira no grupo, que deixou no final do ano passado.
Em 2007, lançou um disco com um repertório de grandes canções da Música Popular Brasileira, de Pixinguinha a Chico Buarque, de Dorival Caymmi a Tom Jobim, de Ary Barroso a Vinícius de Moraes, tudo com um acento jazzístico bastante peculiar. São essas canções que Teresa apresenta para o público brasileiro, no show intitulado Você e eu.



Exposição marca os 47 anos do Edifício Avenida Central

JB Online / RIO DE JANEIRO - Localizado na esquina da Avenida Rio Branco com a Nilo Peçanha, em pleno Largo da Carioca, o Edifício Avenida Central ou apenas Edifício Central como é popularmente conhecido, completa 47 anos no próximo dia 22 de maio. O prédio construído em tempo recorde para a época – quatro anos – já foi considerado um dos mais modernos do mundo, feito em aço, alumínio e vidro.
Sua história se mistura com a da cidade e do país, como poderá ser visto na exposição “Edifício Avenida Central – 47 anos”, onde fotos antigas e atuais, além de reportagens publicadas em revistas do início do século XX, estarão lado-a-lado, para visitação pública gratuita, em espaços no subsolo, no segundo e terceiro pisos do edifício, até o dia 13 de junho.
Com fotos do acervo do próprio condomínio Edifício Avenida Central, a exposição organizada pelo designer Ricardo Simões mostra as mudanças porque passaram o centro da cidade, desde o Hotel Avenida que ocupou o terreno de 1910 a 1957, ano em que foi demolido para dar lugar ao edifício, até os dias de hoje.
-O Hotel Avenida tinha elevador e quartos com luz elétrica, uma modernidade luxuosa para o início do século passado, e também um ponto de bonde coberto embaixo do hotel. Tanto o Hotel Avenida quanto o Edifício Avenida Central, foram e são ícones da arquitetura nacional. Nesta exposição, o público terá a oportunidade de ver detalhes da arquitetura e da evolução, não só do Edifício Avenida Central, como também do Largo da Carioca e da Avenida Rio Branco - revela o organizador.
Visitado por 150 mil pessoas diariamente, o Edifício Avenida Central é cercado de números impressionantes. Com 110 metros de altura, possui 34 andares, 18 elevadores – 16 deles com capacidade para 20 passageiros – 12 escadas rolantes e uma equipe de 140 funcionários, entre terceirizados e contratados, que mantém funcionando uma estrutura que abriga mil e 61 salas comerciais mais as 194 lojas do shopping, criado há nove anos e que ocupa os quatro primeiros pavimentos do prédio.
Convivem harmoniosamente os mais diversos tipos de negócio e atividades. Lojas como a Amsterdan Sauer e o restaurante Art Station Grill, com livrarias, óticas, sebos, farmácias, sex-shops, bares, papelarias, construtoras, médicos, lojas de material esportivo, roupas e um movimentado centro de informática, entre outros. Com segurança 24 horas, o prédio abre de segunda a sexta, das 7hs às 20hs e sábado, das 7hs às 14hs.

CCJ aprova medida que acaba com o nepotismo no serviço público

BRASÍLIA - Parentes de autoridades não poderão ser nomeados para cargos em comissão no âmbito da administração pública, direta ou indireta, de qualquer dos Poderes, em todas as esferas públicas. É o que determina a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 49/03, aprovada nesta quarta-feira pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.
A proposta, que segue agora para a votação do Plenário, tem como primeiro signatário o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e foi relatada na CCJ pelo senador José Maranhão (PMDB-PB).
De acordo com o texto da PEC, quem descumprir a lei estará sujeito a uma punição por ato de improbidade administrativa. Para Demóstenes Torres, a proposta tem por objetivo colocar na lei maior aquilo que já é consagrado por vários tribunais, que emitem sentenças contra o nepotismo.
O autor da proposta afirmou ainda que "isso [a aprovação da PEC] é o corolário do princípio da moralidade". Ele explicou que o texto aprovado na CCJ proíbe, a não ser por concurso público, a contratação de parentes até o terceiro grau, seja por consangüinidade, afinidade ou adoção, em todos os Poderes e níveis da administração direta e indireta.
O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) votou contra a proposta. Ele disse desconhecer qualquer governador, ou outra autoridade com mandato eletivo, que não tenha se cercado de pessoas de confiança para cargos em comissão.
- A não ser que o governante seja filho de chocadeira - ironizou Cafeteira.
O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), após a manifestação de Epitácio Cafeteira, não se conteve, e sentenciou: - Já que estamos no terreiro da granja, não tenho notícia de que nenhum galo ou galinha tenha nomeado um parente para coisa nenhuma - disse.
O senador Valter Pereira (PMDB-MS) salientou que a proposta vinha em boa hora porque tem caráter saneador.
O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) observou que a medida poderia prejudicar bons juízes, prefeitos, governadores e legisladores que têm ao seu lado assessores de confiança.
Com informações da Agência Senado


De olho a Agência Brasil
16h07 - Líder indígena condiciona liberação de reféns a acordo com a Funai
15h10 - Rands diz que novo imposto para a saúde pode ser de iniciativa do Congresso
14h58 - Arrecadação da Receita em abril bate recorde para o mês
14h56 - Acusados de participação em esquema de fraudes no BNDES serão ouvidos hoje
14h47 - Plano prevê ações para Amazônia com e sem floresta, diz Mangabeira
14h43 - Falta de informação faz com que trabalhadores não saquem abono salarial
14h27 - Empresário diz que há formas mais "inteligentes" de captar recursos para a saúde
14h03 - País tem saldo positivo no fluxo cambial de maio
13h30 - Governo não vai participar de criação de imposto para substituir CPMF, garante Múcio
13h22 - Brasil se reafirma como produtor sustentável de energia em fórum internacional
13h12 - Estudantes já podem se inscrever para concorrer a uma bolsa do ProUni
12h55 - Quase 750 mil brasileiros não receberam o PIS/Pasep a um mês para o fim do prazo
12h45 - Lula reafirma que cabe ao Congresso achar fonte de recursos para Emenda 29, diz ministro

12h28 - CGU puniu 1,7 mil agentes públicos federais por práticas ilícitas desde 2003
12h23 - Ministro reafirma que governo vai retomar diárias para pagamento de viagens


De olho na infância e na mídia
Taxa de desemprego de jovens é 3,5 vezes a dos adultos, diz estudo do Ipea Câmara aprova a guarda compartilhada de filhos
Redução da violência nas escolas está diretamente ligada ao combate das desigualdades, diz artigo
GO: aumentam pontos vulneráveis à exploração sexual infantil em rodovias
PA: banco de dados unificado vai combater a violência sexual contra crianças e adolescentes
PE: indígenas terão Conselho Estadual de Educação Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.