Viciado em InternetUma das conseqüências da era da informática é o vício em Internet. Foram entrevistados 496 usuários assíduos da Internet, e entre eles 396 foram identificados como usuários dependentes. A pesquisa revelou que as conseqüências do vício em Internet incluem isolamento social, discórdias conjugais, ir mal nos estudos, muitas dívidas [e] ser mandado embora do emprego. O distúrbio é um vício tão real quanto o alcoolismo ou o jogo compulsivo. Usuários que têm computador em casa são os que correm mais risco. Embora qualquer pessoa possa se empolgar com a Internet, o viciado típico é uma mulher de meia-idade com instrução limitada. Entre os sintomas que sinalizam perigo estão ficar cada vez mais tempo ligado na Internet, e desistir de atividades sociais e ocupacionais importantes para usar a Internet.
Estresse na InternetAs atuais ferramentas de comunicação criadas pela tecnologia estão criando um novo risco para a saúde no local de trabalho: estresse causado por mensagens. Uma pesquisa recente sobre comunicações no local de trabalho descobriu que o funcionário mediano de escritório envia ou recebe calculadamente 190 mensagens por dia em vários formatos, como correio de voz (voice mail), telefone, fax, pager, bip e correio eletrônico (e-mail). Isso significa que o trabalho agora está, até certo ponto, vinculado à necessidade de responder a mensagens, causando mais estresse e uma sensação de estar sobrecarregado. A maioria dos trabalhadores gostaria de mais contato direto, pessoalmente ou pelo telefone, revelou o estudo. Os pesquisadores recomendam que todos os empregados recebam orientações sobre o uso aceitável de suas ferramentas de comunicação e sobre como utilizá-las corretamente, reduzindo assim a sobrecarga de mensagens.
PiratariaA cada ano, firmas de software americanas perdem US$ bilhões com as cópias piratas de seus programas. A pirataria na informática grassa livremente nos Estados Unidos, Brasil, França, Alemanha, Cingapura, Formosa, e Coréia do Sul. O problema está piorando. Até agora, os piratas encontraram meios de burlar os aparelhos que visam evitar a cópia de programas. Que se pode fazer? Em vários países, sancionaram-se leis que tornam ilegal tal pirataria. Mas certo porta-voz, admitindo sua derrota, sugere que as companhias de computadores simplesmente continuem desenvolvendo novos softwares e tornem defasadas as cópias-piratas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.