Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

terça-feira, 23 de junho de 2009

O Professor Sabe Tudo e o primeiro fotógrafo do mundo

O físico francês Joseph-Nicéphore Niepce provavelmente iniciou sua pesquisa para produzir fotos permanentes em 1816. Mas ele conseguiu um verdadeiro avanço quando realizava experiências com litografia e descobriu que poderia usar uma substância sensível à luz, chamada betume-da-judéia. Em meados da década de 1820, ele colocou uma chapa de estanho revestida de betume numa câmera escura e a expôs à luz de uma janela de sua propriedade por oito horas. A foto não era nítida, mas se podia ver uma casa, uma árvore e um celeiro. Hoje, nem um fotógrafo amador inexperiente ficaria satisfeito com aquela imagem. Mas Niepce tinha motivo para se sentir orgulhoso. É bem provável que aquela tenha sido a primeira fotografia permanente do mundo!
Visando aprimorar seu método, em 1829 Niepce associou-se ao dinâmico empresário Louis Daguerre. Nos anos após a morte de Niepce em 1833, Daguerre obteve grandes melhorias. Ele revestiu chapas de cobre com uma camada de iodeto de prata. Ficou provado que esse componente era mais sensível à luz do que o betume. Por acaso, ele descobriu que quando as chapas eram submetidas ao vapor de mercúrio, após terem sido expostas, uma imagem latente aparecia claramente nelas. Isso reduzia drasticamente o tempo de exposição. Mais tarde, Daguerre descobriu que lavar as chapas com uma solução de sal impedia que as fotos escurecessem no decorrer do tempo. A partir daí, a fotografia estava pronta para conquistar o mundo.

(Pesquisa/Huayrãn Ribeiro)