Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

terça-feira, 3 de março de 2020

Ser nacionalista é ser inteligente?

Dizem que o brasileiro só tem amor à pátria em época de Copa do Mundo; canta o hino nacional, se veste de verde e amarelo e tantas outras patacoadas (assim dizia a minha avó). Aliás, o povo brasileiro só incorpora este espírito patriótico quando joga a seleção brasileira de futebol. Quando joga a seleção brasileira de qualquer outro esporte adeus nacionalismo, adeus patriotismo, adeus verde e amarelo.
Eu gostaria que o leitor refletisse melhor, investigasse melhor sobre essa coisa chamada nacionalismo. Se não vejamos: o que significa ser nacionalista? Segundo o dicionário significa – relativo à independência e interesses nacionais; patriótico; diz-se de pessoas que pratica o nacionalismo. Por sua vez a palavra nacionalismo significa preferência por tudo que é próprio da nação a que pertence, política de encampação de todas as atividades básicas do país.
Para facilitar a investigação eu pergunto: ser nacionalista é ser inteligente?
O que significa na prática ser nacionalista? Se o leitor responder que ser nacionalista é ser inteligente, estará de acordo com o que se vê, por exemplo, no exterior, discórdias, classificações, guerras e destruição.
Se o leitor responder que ser nacionalista é ser inteligente, estará de acordo com o que se vê, por exemplo, interiormente, psicològicamente, esta identificação com uma coisa maior, com a nação, com uma idéia, constitui, sem dúvida, uma forma de auto-expansão. Se você vive numa aldeia insignificante, numa grade cidade, ou onde quer que seja, você não é ninguém; mas se te identificam com o que é maior, com a nação, se te derem um título disso ou daquilo, isso te deixará vaidoso, te dará satisfação, prestígio, um sentimento de bem-estar, e a identificação com uma coisa maior, que é uma necessidade psicológica para aqueles que consideram essencial esta auto-expansão, gera também conflito e luta entre os homens. O nacionalismo, portanto, não só causa conflito exterior, mas também frustrações interiores.
Ser nacionalista é ser inteligente? Ser inteligente é ser nacionalista?
Se a resposta fosse - deixar de ser nacionalista para ser inteligente estaria correta? Seria correto substituir o nacionalismo por outra coisa qualquer, ou a saída seria compreender todas as implicações do nacionalismo?
Desse exame nascerá a inteligência. A inteligência só nascerá quando compreendermos os problemas, à medida que eles forem surgindo. É assim que nasce a inteligência, quando há compreensão do problema, nos seus diferentes níveis, não só no aspecto exterior, mas também no aspecto interior. Assim, quando houver inteligência não haverá mais substituições; e quando houver inteligência desaparecerá o nacionalismo, o patriotismo, que é uma forma de estupidez. Existe coisa mais estúpida que a guerra? Sem dúvida nenhuma que a mola propulsora desse verdadeiro absurdo e esse desejo de auto-expansão. A guerra é mera manifestação exterior do nosso estado interior, uma ampliação das nossas ações de cada dia. Um dos elementos motivadores é justamente o nacionalismo, o patriotismo, esse é o argumento, a idéia que normalmente é usada como arma de persuasão. Existe inteligência no patriotismo, bandeira, fronteira, hino, nacionalismo? Existe inteligência nesses símbolos que servem como fatores de separação, divisão, fome, miséria, guerra e morte?
Em minha opinião depois do nacionalismo virá a inteligência. Em sua opinião, leitor: ser nacionalista é ser inteligente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.