Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

domingo, 1 de março de 2020

Falso estado democrático

Ontem não tínhamos liberdade por conta de um regime autoritário que controlava com mão de ferro cada passo do cidadão. A imprensa não tinha liberdade, não havia eleições, os estudantes e os artistas não podiam se manifestar tudo era censurado. As pessoas eram torturadas; tratadas como animais e mortas como se fossem moscas no verão. Os anos foram passando e finalmente um novo tempo. Finalmente a democracia. A liberdade abriu as asas sobre nós! Não precisávamos de uma Nova República. Precisávamos da velha democracia.
Como o Brasil é um país surrealista, tiveram a capacidade de inventar algo muito parecido com a democracia. Uma espécie de versão pirata. Estão até hoje querendo que o povo engula a seco isso que eles chamam desrespeitosamente de democracia.
Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia. O teste da democracia é a liberdade de crítica.
Esse governo que aí está acredita que é o único a deter a verdade. Temos que ter muito cuidado, pois essa é a primeira manifestação do fascismo.
A democracia não é algo que aconteça uma só vez na vida. Precisa ser aprendida a cada dia. A pior ameaça que paira sobre nós é o populismo, que é o lado negativo da democracia de opinião, tanto de esquerda como de direita. E ao contrário do que muitos pregam, não é a economia forte que sustenta a democracia. É a democracia sólida que faz crescer a economia.
Nossos governantes não têm liderança. Estão pouco a pouco perdendo o controle. Um bom líder é a pessoa que fica com um pouco mais na divisão da culpa e com um pouco menos na divisão dos créditos. Eu parto da premissa que a função da liderança é produzir mais líderes; não mais seguidores.
Hoje por conta de tudo isso, chego a seguinte conclusão: o futuro não é mais incerto que o presente.
Estamos vivendo um falso estado democrático e se não começarmos uma reação imediatamente pagaremos muito caro pela nossa omissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.