”O corpo é o nosso mais íntimo e ao mesmo tempo, o mais ilustre desconhecido”, diz a terapeuta corporal, coach, diretora e escritora Maria Pia Sconamilio. Para decifrar esta equação, ela pesquisa o corpo a expressão e a teatralidade há 40 anos. Seu trabalho alia as artes cênicas ao estudo da anatomia e do movimento, o que a credenciou a criar uma técnica própria chamada OMEX: Organização Muscular da Expressão. Maria Pia diz que seu método auxilia as pessoas a viver bem dentro do corpo: o fato é que desconhecemos a nossa respiração e respiramos muito superficialmente, apenas o suficiente para não cairmos mortos. Desconhecemos nosso potencial expressivo e criamos inúmeros ruídos na comunicação. Desconhecemos as leis do movimento e desgastamos o corpo precocemente por maus-tratos”. Ela conta que o processo torna as pessoas mais carismáticas e comunicativas, e desemboca em uma técnica de interpretação contemporânea destinada aos artistas, e que auxilia a quem precisa postar seus conteúdos na internet, falar em público, saber como se relacionar com a câmera. Estes são temas dos livros O Corpo Quântico – Anatomia da Expressão e Anatomia da Ilusão – A Dramaturgia Corporal, pela editora Madras, que serão lançados no dia 8 de novembro, às 19h, na Livraria Argumento, no Leblon, Rio.
Maria Pia trabalhou por 15 anos coma cineasta Tizuka Yamasaki como diretora de interpretação de elenco em diversas produções para o cinema e a TV. Ela se tornou a primeira coach da televisão brasileira, onde até hoje desenvolve trabalhos com atores, apresentadores e locutores, dando aulas de corpo e interpretação através de seu método. Ela também atua no teatro. Um dos seus mais recentes trabalhos foi dirigir a atriz Susana Vieira no monólogo “Água Viva”, com texto baseado na obra de Clarice Lispector, entre outras peças. Dirige a Usina de Expressão Produções Artísticas, no RJ, onde leciona cursos de Anatomia da Ilusão para atores e o curso de Corpo Quântico para artistas, empresários e também para o público em geral. “Conforme eliminamos as velhas crenças, abrimos espaço para a beleza de respirar, viver bem em nosso próprio corpo e de ser quem somos de forma integrada e consciente” explica a autora.
Além de lecionar e estudar o movimento, Maria Pia também coordena o projeto “Papo Limpo”, que promove a educação ecológica através da internet e na Comunidade Vila Parque da Cidade, na Gávea. Fruto de seu mestrado em Ciências do Meio Ambiente. “Acredito que a relação entre cultura, teatralidade e meio ambiente seja o tema da vez. O analfabetismo ambiental precisa ser combatido com educação e tenho dedicado meu tempo a este projeto”, conta ela, que chega a convidar artistas para participarem de algumas gravações. A escritora é formada em Jornalismo e escreve artigos sobre o corpo de dramaturgia para vários veículos de comunicação.
Sobre os Livros
O Corpo Quântico – Anatomia da Expressão apresenta um caminho para viver bem dentro do corpo, elaborar a imagem e ampliar o poder de comunicação.
Anatomia da Ilusão – A Dramaturgia Corporal propõe uma técnica de interpretação contemporânea, que auxilia a quem precisa postar seus conteúdos na inter¬net, falar em público, saber como se relacionar com a câmera. Para os atores, apresenta uma técnica mais apurada para acompanhar a sofisticada tecnologia das transmissões visuais, sonoras e eletrônicas. A emoção cênica precisa ser desenhada para a câmera e isso exige uma elaboração de cada gesto, atitude e movimentos, bem como a consciência da voz, do ritmo e das pausas entre as falas.
Serviço:
Lançamento dos livros:
• O Corpo Quântico – Anatomia da Expressão
• Anatomia da Ilusão – A Dramaturgia Corporal
Editora: Madras
Local: Livraria Argumento
Valor:
Endereço: Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon
Horário: 19h
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.