Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

segunda-feira, 19 de julho de 2010

No dia 19 de julho comemora-se o dia nacional do futebol.

A escolha da data se deu através da CBF, Confederação Brasileira de Futebol, para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.
Os mais atentos, porém, lembrarão que o Flamengo comemorou o centenário em 1995 e o Vasco da Gama, em 1998. Só que ambos não nasceram como clubes de futebol, mas como clubes de regatas.
A ideia da fundação do Rio Grande surgiu de um alemão de nome difícil: Johannes Christian Moritz Minnemann, que queria difundir por aqui o esporte da moda no Velho Mundo. O começo foi duro. Sequer havia fábricas de bola no Brasil, e as redondas eram importadas da Inglaterra. Havia dificuldades até para achar adversários. As primeiras partidas foram realizadas entre os próprios sócios.
O time não teve muitas glórias. Conquistou apenas um Campeonato Gaúcho, em 1936. Hoje disputa a segunda divisão do Gauchão. Porém, o título de clube mais antigo ninguém lhe tira. Por pouco. Apenas 23 dias depois seria fundada a Ponte Preta, de Campinas, o segundo mais velho do País.
O futebol chegou ao Brasil em 1849, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as técnicas futebolísticas. Ao retornar para o país, trouxe uma bola, uma agulha, uma bomba de encher e um uniforme. Com a divulgação do esporte, este se tornou uma paixão do povo brasileiro, fazendo do nosso país o maior campeão mundial.
As primeiras regras do futebol foram criadas pela associação de futebol de Londres, na Inglaterra, através dos dirigentes dos clubes ingleses. Primeiramente elaboraram treze regras, mas em razão das necessidades, estas passaram para o número de dezessete.
Em 1885 o esporte passou a ser profissionalizado, estimulando o aumento de sua prática, sua evolução técnica e tática. Em virtude de sua popularização por todo o mundo, foi criada uma organização internacional a fim de coordenar os interesses voltados para o esporte, a FIFA - Federação Internacional de Futebol Association.
Assista a esse vídeo da Copa do Mundo de 1930 no Uruguai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.