Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

sábado, 3 de abril de 2010

Judas brasileiro carregou infâmia até a morte

Na segunda metade do século 18, declina a busca de ouro nas então Minas Gerais. Cobrança abusiva de impostos. Conspiradores articulam o mais popular movimento pela independência, a Inconfidência Mineira.
Tudo acertado. Mas havia traidor no meio: o português Joaquim Silvério dos Reis. Tinha a confiança do grupo de Tiradentes por sua insatisfação com dívida para com a Fazenda Real.
Para safar-se, a 15 de março de 1789 denuncia o movimento. Os inconfidentes são presos. Tiradentes é o único executado. Perdoam as dívidas de Silvério.
Por onde passa não tem sossego. É execrado pela população. Tido como Judas brasileiro, tem a casa depredada, sofre atentados. Refugia-se em Lisboa e recebe prêmios e condecorações. Valendo-se dos poderes adquiridos, envolve-se em conflitos por onde passa. Morre no Maranhão, em 1819, aos 64 anos, três anos antes da Independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.