Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mais de 2 milhões de brasileiros vivem em áreas contaminadas

Ao menos 2,1 milhões de brasileiros correm perigo de contaminação por produtos químicos por viverem em áreas de risco. No Estado de São Paulo, são cerca de 550 mil, o que corresponde a quase 3% da população.
Os dados fazem parte de um levantamento preliminar do Ministério da Saúde, que identificou 2.527 áreas com solo contaminado no país com base em dados municipais e estaduais coletados entre 2001 e 2008.
O número de pessoas expostas, no entanto, ainda é apenas uma estimativa – a primeira que engloba todo o país. O levantamento inédito foi apresentado no final de 2009 na 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental, em Brasília.
O levantamento do Ministério da Saúde passa a integrar uma base de dados com o objetivo de traçar políticas públicas de prevenção e assistência às regiões expostas a produtos químicos. Segundo o estudo preliminar, os principais contaminantes são agrotóxicos, responsáveis por 20% das áreas de risco no Brasil. Em seguida, estão os derivados do petróleo (16%), resíduos industriais (12%) e metais (11%).
No Estado de São Paulo, a principal concentração é em derivados de petróleo, já que os postos de combustíveis são responsáveis por 78% dos locais identificados, segundo a Cetesb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.