Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

quarta-feira, 1 de março de 2023

MONUMENTO A ESTÁCIO DE SÁ

MONUMENTO A ESTÁCIO DE SÁ
Inaugurado em 1973, foi projetado pelo arquiteto Lúcio Costa, em homenagem ao fundador da cidade, Estácio de Sá. O monumento, com uma área de 450 m², em forma de triângulo, exibe um obelisco de 17 metros de altura. No piso inferior, réplicas da lápide de Estácio de Sá e do marco de fundação, estão depositadas sobre uma caixa de areia que representa a praia onde ele desembarcou e fundou a cidade. Uma estrutura de vidro trapezoidal na laje do monumento cria um efeito de claraboia no salão, permitindo que os raios solares entrem e incidam sobre a cripta e o marco. Uma porta de bronze, de autoria do escultor Honório Peçanha, dá acesso ao subsolo onde está localizado o Centro de Visitantes. Nela estão impressos, em relevo, o primeiro mapa quinhentista da Guanabara e o brasão do fundador.

Estácio de Sá
Fundador da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1º de março de 1565, foi o seu primeiro Governador.
A criação da cidade, situada no pequeno istmo entre o morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar, tinha como objetivo iniciar a luta pela expulsão dos franceses e seus aliados, os índios tamoios, que ocupavam a região. A fundação do Rio de Janeiro era, também, importante para a manutenção da paz na cidade de São Paulo, já que partiam dali os constantes ataques dos índios àquela região.
Após dois anos de constantes ataques dos índios, Estácio de Sá recebe reforços vindos da Bahia. Uma frota comandada por seu tio Mem de Sá, Governador-geral do Brasil chega à Guanabara em 18 de janeiro de 1567. No dia 20 de janeiro ocorre o ataque contra os franceses e os tamoios. A luta foi difícil, mas a vitória coube aos portugueses.
Durante a batalha Estácio de Sá recebeu uma flechada no rosto, que o deixou bastante ferido, vindo a falecer um mês depois, em 20 de fevereiro, provavelmente por septicemia decorrente do ferimento.

Obs: o Monumento a Estácio de Sá é o item n° 50 da relação anexa ao Processo n° 748-T-64, de Tombamento do Parque.
Endereço: Av. Infante D. Henrique, s/nº – Aterro do Flamengo (próximo ao Morro da Viúva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.