Vídeos

Notícias - Google Notícias

CINEMA / Filmow - Notícias Populares

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Conheça a origem do mundo segundo a crença iorubá

De acordo com a crença iorubá, o mundo começou no Ilê-Ifê quando o orixá Obatalá comunicou ao deus supremo, Olodumaré, o seu desejo de criar a Terra, chamada de Ilê Aiyê.
Como na época o Ilê Aiyê era apenas água primordial, Olodumaré deu a Obatalá um punhado de areia, que deveria ser jogado sobre a água, e uma galinha ficaria encarregada de espalhá-la sobre a superfície, dando origem às porções de terra do planeta. Segundo a história, Obatalá perdeu a oportunidade de ser o criador do mundo ao embriagar-se com um vinho de palmeira chamado emo, restando-lhe a tarefa de criar a humanidade a partir do barro, enquanto Olodumaré daria o sopro da vida aos indivíduos.
Por essa razão, os filhos de Obatála que se espalharam pelo mundo, foram proibidos de consumir bebidas alcoólicas, tradição que se mantém até hoje entre seus seguidores.
Essa é uma das múltiplas visões sobre a origem da humanidade, crenças que são a base da cultura de cada povo, com explicações tão diferentes entre si, mas que carregam pontos comuns como as respostas às indagações “De onde viemos?”  ou  “como surgiu o mundo?”, justificando hábitos e costumes.
Dúvidas como essas continuam a intrigar pessoas e no decorrer da história humana, várias teorias foram criadas, adaptadas e reconstruídas para explicar os mistérios do universo.
Conheça a origem do mundo segundo a crença iorubá | EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.