Vídeos

Notícias - Google Notícias

CINEMA / Filmow - Notícias Populares

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

terça-feira, 29 de março de 2016

Aniversário de Curitiba

Curitiba
Em 29 de março de 1693, Curitiba, capital do estado do Paraná, era fundada. Anos de história para contar sobre esta cidade, considerada modelo de planejamento urbano e qualidade de vida.

Quem veio para ficar

Marcada pela imigração, Curitiba abriga gente de vários países que lá escolheram para viver. Até o século 18, eram os índios, mamelucos, portugueses e espanhóis que predominavam na cidade. Com a emancipação política do Paraná (1854) e o incentivo governamental à colonização na segunda metade do século 19, Curitiba recebeu uma grande leva de europeus.
Alemães, franceses, suíços, austríacos, sírios, libaneses, poloneses, italianos, ucranianos presentes nos centros urbanos ou nos núcleos coloniais, conferiram um novo ritmo de crescimento à cidade e influenciaram de forma marcante os hábitos e costumes locais.

Há muitos anos...

Curitiba
Praça Generoso Marques - 1910
Com o nome de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Curitiba foi fundada pelo capitão Matheus Martins Leme em 1693. Em 1721, a vila passa a se chamar Curitiba com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho, a primeira autoridade a se preocupar com o meio ambiente colocando a cidade como uma das principais no mundo quando este é o assunto.
A cidade vivia em extrema pobreza até 1812 quando foi usada como rota dos tropeiros. O comércio cresceu e prosperou com lojas, armazéns e negócios ligados a transporte de gado. Quarenta e um anos mais tarde, Curitiba ganha status de capital do Paraná e dá início ao planejamento urbano com obras de infra-estrutura e reformulação no traçado urbano.
Fonte:Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.