Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O Centro Histórico do Rio de Janeiro

Que tal um city tour virtual pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro? A cidade que já foi capital do Brasil por quase dois séculos guarda muitas lembranças do passado. É claro, nada como fazer um passeio a pé para sentir o ambiente e voltar no tempo, mas você já pode sentir um gosto sobre o que vai conhecer.

Praça XV

PraçaXV
A Praça XV foi de grande significado para a cidade do Rio de Janeiro, nela ocorreram diversos acontecimentos significativos para o estado do Rio e o Brasil. Antes conhecida como Largo do Carmo e depois como Praça do Paço.
A Praça XV tem diversas construções importantes como o Paço Imperial que foi habitado por Dom João VI e parte da sua corte quando chegaram ao Brasil. Outras construções importantes são as Igrejas do Carmo e da Ordem 3ª do Carmo, 3 estátuas monumentais e o antigo Chafariz da Pirâmide, usado para melhorar o abastecimento de água das embarcações do Caís. Conheça um pouco mais sobre a história da Praça XV.

Arco do Teles

Arco Teles
Com início na Praça XV, o Arco do Teles é um conjunto de sobrados construídos no século XVII. Passear por suas estreitas ruas é como voltar à época do Brasil Imperial, a fachada dos sobrados continuam bem preservadas e decoradas, fazendo o charme do lugar.
Atualmente, depois da Lapa é um dos principais pontos de Happy Hour do Rio de Janeiro. Há muitos restaurantes e bares no local. Conheça um pouco mais nesse post.

Casa França Brasil

Casa França Brasil
Fundada em 1990 por um arquiteto da Missão Francesa, Grandjean de Montigny, a Casa França Brasil é um dos principais espaços culturais do Centro Histórico do Rio de Janeiro. Um lugar privilegiado para apresentações musicais, performances e exposições.
Pólo de difusão de cultura e referência em arte contemporânea, a casa oferece diversas opções de entretenimento, conforto e lazer. Excelente lugar para conhecer e passar algumas horas agradáveis, fica à 1 minuto a pé do Arte do Teles.

Igreja da Candelária

Igreja da Candelária
Entre as mais diversas igrejas históricas do Rio de Janeiro, essa é sem dúvida uma das mais belas. Independente de religião, é imprescindível visitar a igreja, a quantidade de detalhes é impressionante.
Construída no século XVI como uma capela, a arquitetura da igreja é muito atraente. As imagens, magníficas pinturas no teto, revestimento em mármore italiano, piso todo detalhado em baixo relevo entre outros detalhes vão fazer sua visita valer a pena.
Fica bem no início de uma das principais avenidas do Rio de Janeiro a Av. Presidente Vargas, à 1 minuto da Casa França Brasil.

Centro de Cultura Banco de Brasil

Centro de Cultura Banco de Brasil
Bem ao lado da Igreja da Candelária, o Centro Cultural do Banco de Brasil é um ótimo local para pessoas de qualquer faixa etária, inclusive crianças. Sempre há exposições reconhecidas mundialmente, filmes, teatros e um enorme espaço cheio de atividades.
Sem dúvida o Centro de Cultura BB é um ótima iniciativa público-privada e um dos melhores museus do Brasil. Excelente para passar o tempo com amigos, conhecer coisas novas e diferentes.

Morro da Conceição

Morro da Conceição
Esse lugar é como uma joia no Centro de Rio de Janeiro. O Morro da Conceição guarda muita história entre suas vielas e construções do período colonial. Longe dos roteiros comuns pela Zona Sul do Rio de Janeiro, só a riqueza histórica da área o faz uma atração turística.
Fica praticamente ao lado do recém inaugurado Museu da Arte do Rio e à 5 minutos a pé do Centro de Cultura BB. Um dos locais mais conhecidos no morro é a Pedra do Sal, onde sambistas se reúnem desde o século XIX para fazer rodas de samba. Outros atrativos do Morro da Conceição são o Cemitério dos Pretos Novos, construções com arquitetura do século XIX, o Palácio Episcopal da Conceição, a Fortaleza da Conceição e uma linda vista da Baía de Guanabara e do Centro do Rio.

Arcos da Lapa

Arcos da Lapa
Os Arcos da Lapa podem ser definidos de duas formas, em cima dos arcos o bondinho passando e carregando muita história e embaixo dos arcos a vida cultural acontecendo no bairro mais boêmio e tradicional do Rio de Janeiro. Muitos shows, festas de rua, ensaios de escolas de samba, artistas de rua e etc.
Esse monumento histórico erguido à séculos é um dos cartões postais mais conhecidos do Rio e funciona até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.