Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PROGRAMA RIO EM FOCO DISCUTE QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO NAS ESCOLAS

A qualidade da alimentação dos alunos das escolas estaduais e privadas do Rio de Janeiro será o tema debatido no programa Rio em Foco que vai ao ar às 22h desta segunda-feira  (18/11), na TV Alerj (canal 12 da NET). Os entrevistados vão discutir os avanços a partir da Lei federal 11.947/09, que obriga as escolas públicas a adquirir 30% das verduras e legumes da alimentação escolar junto aos produtores rurais familiares. "Em 2013, 482 das 1.310 escolas da rede estadual compraram de pequenos produtores. Queremos dobrar este número no ano que vem", informa a coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Daniela Mello Duarte. Segundo ela, o principal gargalo é a logística de entrega do alimento nas escolas. "Muitas escolas não possuem meios de armazenar estes itens e eles têm que ser entregues mais vezes por semana", explica.

Para a empresária Maria Beatriz Costa, do Planeta Orgânico, a lei representa um avanço e, em todos os fóruns internacionais de que ela participa, seu conteúdo surpreende os interlocutores. "Temos certamente uma demanda reprimida e nosso papel é sensibilizar o poder público para resolver o problema. A lei é fantástica, mas temos que implementá-la", afirma a empresária.

Durante o programa os entrevistados vão falar sobre a importância da família na mudança de hábitos alimentares, a oportunidade que isso representa para os pequenos produtores e a importância de começar, desde a primeira infância, a educação alimentar. "Uma refeição inadequada se torna um perigo. Hoje, países da Europa já encaram a obesidade infantil como questão de saúde pública e nos Estados Unidos o tema já é visto como calamidade”, afirma Maria Beatriz. O programa Rio em Foco tem reprises aos sábados, às 17h, e aos domingos, às 20h. A partir da terça-feira, dia 19, também é possível assisti-lo no portal www.rioemfoco.rj.gov.br.  A TV Alerj também pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.