Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

domingo, 18 de julho de 2010

18 DE JULHO - DIA NACIONAL DO TROVADOR

A trova vem da Idade Média. Poesia em versos de sete sílabas. Do francês trouver (achar), é jogo de palavras em forma de quadra. Pode ser lírica, filosófica, humorística. Trazida para o Brasil pelos portugueses, tornou-se popular. Somente em 1950 começou a ser estudada e difundida como literatura.
Chamado Príncipe dos Trovadores Brasileiros, o dentista carioca Gilson de Castro (1916-1977) fundou a União Brasileira de Trovadores, em 8 de janeiro de 1967. Conhecido no meio literário pelo pseudônimo Luiz Otávio, reunia trovadores de todo o País. Na data de seu nascimento, 18 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Trovador.
“Ele definiu como as trovas brasileiras deveriam se apresentar. Nossa diferença para as quadras portuguesas é na métrica”, explica a presidente da UBT, Domitilla Borges Beltrame. No Brasil, a dificuldade é maior: dos mais de cem concursos anuais, participam apenas trovas de rimas duplas (1º e 3º, e 2º e 4º versos).

Às vezes, o mar bravio
nos dá lição engenhosa:
afunda um grande navio,
deixa boiar uma rosa !
Luiz Otávio

Os concursos são chamados também de jogos florais, homenagem à deusa Flora ou menção aos prêmios de violetas e rosas de ouro distribuídos aos vencedores na antiga Roma.

Mariana Proença

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.