Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Um pouco sobre a história da Praça XV

Praça XV - Paço Imperial atualmente
Paço Imperial
A Praça XV, possui um significado grande para a cidade do Rio de Janeiro, nela ocorreram diversos acontecimentos significativos que afetaram o estado e o Brasil. Nos tempos coloniais era conhecida como Largo do Carmo e depois como Praça do Paço. A principal construção do local, O Paço Imperial, foi Palácio dos Governadores, Vice Reis e da Casa da Moeda.
O Paço Imperial (antigo Paço Real), foi habitado por Dom João VI e parte de sua corte quando chegaram ao Brasil em 1808, posteriormente se mudou para um casarão em São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista. Logo depois o local foi usado para atividades do governo, era onde Dom João concedia audiências.
Quase em frente ao Paço Imperial, há outra construção histórica, O Chafariz da Pirâmide, construído por Valentim da Fonseca e Silva em 1779 para substituir outro já existente. Era usado para melhorar o abastecimento de água das embarcações do Caís, quando se localizava junto ao mar na época. Para matar a curiosidade, faça uma visita ao local e veja o quanto foi aterrado do Chafariz até o mar.
Praça XV - Arco do Teles
Arco do Teles
Entre as construções históricas da Praça XV, hoje uma das áreas mais conhecidas e visitadas atualmente é o Arco do Teles, conhecido por ser um local cheio de cultura, restaurantes e bares.
Existem também duas Igrejas na Praça XV, uma do lado da outra: a Igreja do Carmo (ou Antiga Sé) e a Igreja da Ordem 3ª do Carmo, ambas abertas para visitação.
As 3 estátuas existentes na Praça XV são descritas abaixo e também estão na galeria de imagens no final do post.
  • Em frente as barcas a estátua de Dom João VI. Nela está escrito: "De Portugal ao Brasil no IV Centenário da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro".
  • Ao lado do edifício do Centro Administrativo da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, inaugurada em 20/11/2008 é a de João Cândido Felisberto (1880-1969), o 'Almirante negro'. Militar brasileiro da Marinha e líder da Revolta da Chibata em 1910.
  • Ao lado do Paço Real a estátua do General Manuel Luís Osório (1808-1879), um dos mais destacados militares da história brasileira. A estátua foi feito com bronzes fundidos de canhões apreendidos no Paraguai.
Atualmente todos os sábados acontece a Feira da Praça XV, uma feira de antiguidades e velharias curiosas. Iniciada nos anos 70, era conhecida como Feira da Troca, com o tempo essa característica foi se perdendo e hoje é um mercado normal.
Vista da Praça XV de Novembro
Vista da Praça XV de Novembro

Chafariz da Pirâmide, construído em 1779
Chafariz da Pirâmide, construído em 1779

Estátua de D. João VI
Estátua de D. João VI

Estátua de João Cândido Felisberto inaugurada em 2008
Estátua de João Cândido Felisberto inaugurada em 2008

Prédio Histórico ao Lado das Barcas, construído em 1906
Prédio Histórico ao Lado das Barcas, construído em 1906

Estátua do General Manuel Luís Osório (1808-1879)
Estátua do General Manuel Luís Osório (1808-1879)

Rio Antigo - Praça XV de Novembro em 1906
Rio Antigo - Praça XV de Novembro em 1906

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.