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quinta-feira, 29 de julho de 2010

Homenagem ... / Ilê Omolu e Oxum

Em julho, respectivamente nos dias 10 e 24, foram comemorados os 50 anos de iniciação de Mãe Meninazinha de Oxum (Mãe Naná, para seus filhos e amigos) e os 100 anos de iniciação de Mãe Davina (in memorian), que foi iniciada no dia 24 de julho de 1910, em Salvador, por Pai Procópio do Ogum.
O Ilê Omolu e Oxum foi fundado pela Iyalorixá Meninazinha de Oxum 1968, inicialmente na Marambaia para no ano de 1978 transferir-se e instalar-se por definitivo no bairro de São Matheus, em São João de Meriti.
Sensível às necessidades de seus filhos e filhas de santo, bem como da comunidade do entorno, no ano de 1988 o Ilê Omolu e Oxum constituiu-se numa sociedade civil com a finalidade de organizar um núcleo administrativo que possibilitasse a representação jurídica da comunidade-terreiro frente aos órgãos governamentais e não-governamentais. Tal representação tem como intuito validar a implantação de projetos em prol do desenvolvimento social, cultural, econômico e político da região onde a comunidade-terreiro está instalada.
Desde então, a Sociedade Civil Religiosa Ilê Omolu e Oxum vem desenvolvendo projetos com recursos financeiros e humanos próprios, também em parceria com outras instituições sociais comprometidas com a luta contra todo tipo de injustiça social, em particular contra a intolerância religiosa e as desigualdades de gênero e raça. Assim, os projetos em geral estão voltados para atender mulheres, negros, jovens, pessoas de classes populares que correspondem ao perfil da comunidade do entorno.Como ação sócio-cultural, um de seus projetos mais importantes foi a criação de um centro de documentação e pesquisa sobre sociedade e cultura afro-brasileiras, chamado Memorial Iyá Davina, construído com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Esporte e Lazer do Município de São João de Meriti, e, sobretudo, dos amigos do Ilê Omolu e Oxum. Constitui-se num núcleo de pesquisa e documentação, aberto à visitação pública, que abriga acervo material (objetos, fotografias, desenhos, certidões e textos) referente à religião dos orixás e à formação das primeiras comunidades-terreiro de candomblé no Rio de Janeiro.
Tomando consciência da necessidade de participação ampliada das comunidades de terreiro nos diversos espaços sociais, o Ilê Omolu e Oxum estabelece parcerias com diversas organizações da sociedade civil, tais como movimento negro, movimento de mulheres, movimentos religiosos, tendo participação em duas principais redes sociais: Iyá Àgbá – Rede de Articulação de Mulheres Negras Frente à Violência, que visa contribuir com a redução da violência intra-familiar e urbana que atinge as mulheres, em particular as mulheres negras, através do processo de empoderamento destas; e, a Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde que trabalha na perspectiva de construção de políticas públicas para a saúde do povo de terreiro e tem como missão a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

PARABÉNS, MÃE MENINAZINHA e FILHOS do ILÊ OMOLU e OXUM, pelo belo exemplo dado às Religiões de matriz Africana!!!
Que venham mais 100 anos!!!

Profª Valeria Teixeira
(Etemin Aguecy)

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