Vídeos

Notícias - Google Notícias

CINEMA / Filmow - Notícias Populares

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Umbanda é declarada patrimônio imaterial do Rio de Janeiro


A umbanda faz parte agora do Patrimônio Cultural Imaterial da cidade do Rio de Janeiro. Após estudos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, o prefeito Eduardo Paes assinou decreto reconhecendo a religião como parte essencial da cultura carioca.
O presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Washignton Fajardo informou que foi aberto um cadastro dos terreiros de umbanda da cidade para mapear os locais tradicionais onde a religião é praticada.
A primeira instituição cadastrada foi a Tenda Espírita Vovó Maria Conga de Aruanda, que fica no Estácio, bairro da zona central do Rio de Janeiro. Segundo o representante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, o babalorixá Ivanir dos Santos esse título deve servir de base para políticas públicas de preservação e promoção da umbanda.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), são considerados patrimônio imaterial práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades, grupos e indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
Na cidade do Rio, a bossa nova, as escolas de samba, as festas de Yemanjá e as marchinhas de carnaval são outros exemplos de bens reconhecidos pelo município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.