Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Índios Munduruku fazem livro na língua da etnia sobre produtos naturais | Radioagência Nacional


Para fortalecer os conhecimentos tradicionais do próprio povo, indígenas Munduruku produziram um livro na língua da etnia que cataloga plantas e animais, fontes de alimentação e saúde.

O livro “Kuyjeat Pos g – Saúde e alimentação Munduruku” também ensina como utilizar as matérias-primas e informa as vantagens dos produtos naturais em relação aos industrializados.

Estão sendo distribuídos 500 exemplares nas 48 escolas Munduruku do alto e médio Tapajós.


O livro foi impresso com recursos de um acordo judicial proposto pelo Ministério Público Federal ao município de Jacareacanga, no Pará.

Na ação, o MPF cobrava do município a regularização dos serviços de educação indígena aos Munduruku, com caráter de educação diferenciada, intercultural, bilíngue e de qualidade, e reparação aos índios pelos danos morais coletivos sofridos pela demissão de professores indígenas.

O uso das plantas medicinais é abordado nos efeitos curativos e preventivos, ressaltando a riqueza nutritiva de animais próprios da alimentação Munduruku.

Os autores são alunos do curso de Magistério Intercultural pelo Projeto Ibaorebu de Formação Integral Munduruku, executado pela Funai. A pesquisa que deu origem ao livro foi feita em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.