Vídeos

Notícias - Google Notícias

CINEMA / Filmow - Notícias Populares

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Morre aos 77 anos Rogério Duarte, mentor da Tropicália | Entretenimento | Notícias | VEJA.com

O artista gráfico e escritor Rogério Duarte
O baiano Rogério Duarte, 77 anos, morreu na noite desta quarta-feira, no Hospital Santa Lúcia, em Brasília. De acordo com uma publicação de Diogo Duarte, filho do artista, Rogério lutava contra um câncer ósseo e no fígado há dois meses. O sepultamento será em Santa Inês, na Bahia.
Duarte é considerado um dos mentores do movimento tropicalista. Apesar de ter ficado famoso como artista gráfico, ele também era músico, poeta, tradutor e professor. Duarte assinou capas de discos de artistas como Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso, João Gilberto e Jorge Ben Jor. Também foi responsável pela identidade visual de pôsteres de filmes do Cinema Novo, como Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), do diretor Glauber Rocha. Como compositor, fez a trilha de A Idade da Terra (1980), também de Rocha.
Autor de pinturas e xilogravuras, o artista era tema constante de exposições no Brasil e no mundo, como Marginália 1, a mais recente, inaugurada no ano passado no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.
Nascido em Ubaíra, interior da Bahia, em 1939, o artista se mudou para o Rio de Janeiro na década de 1960 para estudar. Durante o regime militar, foi preso e torturado. Na década seguinte se converteu ao hinduísmo e aprendeu sânscrito, habilidade que o permitiu traduzir, pela primeira vez direto para o português, o texto religioso Bhagavad-Guitá, que deu ao livro e o disco batizados como Canção do Divino Mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.