Vídeos

Notícias - Google Notícias

CINEMA / Filmow - Notícias Populares

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

AGORA É LEI: GASTRONOMIA É RECONHECIDA COMO CULTURA NO ESTADO



A gastronomia agora é reconhecida oficialmente como cultura do Estado do Rio de Janeiro. É o que determina a Lei 7180/2015, de autoria do deputado Zaqueu Teixeira (PT), publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo nesta terça-feira (29/12). A nova legislação cria o Marco Referencial da Gastronomia como Cultura e busca dar visibilidade aos hábitos alimentares da população fluminense e aos profissionais da área. O texto do projeto determina quais segmentos são identificados como do setor gastronômico, promove a alimentação saudável nos espaços coletivos e institui a Semana Gastronomia no Calendário Oficial do Estado, a ser comemorada na terceira semana de setembro. 


Para o autor da proposta, a criação do Marco Referencial da Gastronomia mostra que o estado do Rio é vanguarda no Brasil na valorização dos hábitos alimentares como patrimônio cultural. "O processo de produção do alimento, desde a plantação até a manipulação final, tem técnicas e tradições que identificam sua origem e passam a integrar a riqueza cultural de determinada região. Então, reconhecer a gastronomia como parte da cultura é apenas a oficialização de uma prática secular", afirmou Zaqueu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.