Vídeos

Notícias - Google Notícias

CINEMA / Filmow - Notícias Populares

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

sábado, 3 de outubro de 2015

Santuário de Nossa Senhora da Penha comemora 380 anos de construção | Agência Brasil

Rio de Janeiro - Santuário da Penha, na zona norte, completa 380 anos. Durante todo o dia de hoje (03/10) haverá extensa programação para festejar a data (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Primeiro ponto turístico do Rio de Janeiro que o visitante, nacional ou estrangeiro, visualiza quando chega à cidade pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, Santuário de Nossa Senhora da Penha de França, construído em um penhasco, no bairro da Penha, zona norte, iniciou hoje (3) os festejos pelos seus 380 anos.
O ponto alto da programação é a lavagem da tradicional escadaria do santuário, com 382 degraus esculpidos na pedra de 111 metros de altura, prevista para esta tarde, seguida da procissão luminosa, que descerá pela escadaria desde a igreja, no alto do penhasco, até a concha acústica.
O pároco do santuário, padre Thiago Sardinha, disse à Agência Brasil que a lavagem da escadaria é a forma de os fiéis agradecerem à Nossa Senhora da Penha as graças alcançadas e, também, fazerem pedidos. “Essa é uma forma de gratidão à Nossa Senhora, deixar a casa dela arrumada. Então, se lava a escadaria, em um gesto simbólico de gratidão”. Os festejos se estenderão durante todo o mês.
A pequena ermida que deu origem à atual Igreja da Penha foi erguida em 1635 pelo capitão Baltazar de Abreu Cardoso em agradecimento por ter sido salvo do ataque de um cobra quando subia o penhasco para ver sua fazenda. Incapaz de se defender, decidiu invocar Nossa Senhora. Nesse momento, surgiu um lagarto, inimigo das cobras. Os dois animais são vistos até hoje no entorno do monte, no que restou da Mata Atlântica, disse o padre Sardinha. A ermida recebeu a imagem de Nossa Senhora, que passou a se chamar Nossa Senhora da Penha, por se encontrar no alto do penhasco. “Desde 1635, aqui acontecem graças diversas de Nossa Senhora”, disse o padre.
Pela manhã, já era grande o número de devotos que acorriam ao local para homenagear a santa. É o caso de Jussara Conceição Moreira, que há três anos vem em peregrinação ao local. Hoje, ela veio agradecer uma graça alcançada. “Eu estava precisando fazer um telhado na minha casa, que havia voado, e consegui fazer.”
Atraído pela fama do local, Claudomiro Carvalho Filho veio de Manaus (AM) e aproveitou para conhecer o santuário, que considerou  “tão belo e importante para a comunidade católica.”
Este ano, a comemoração ganhou o apoio da prefeitura do Rio de Janeiro, com o incremento de eventos culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.