Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

domingo, 3 de outubro de 2021

Dia das Abelhas

3 de outubro

Uma abelha inicia o processo de tomada de mel visitando uma flor e reunindo alguns dos seu néctar.
Muitas plantas usam o néctar, como forma de incentivar os insetos (abelhas, vespas, borboletas, etc) para parar na flor. No processo de coleta de néctar, o inseto transfere grãos de pólen de uma flor para outra e poliniza a flor.

Dia das Abelhas

Por que as abelhas fazem o mel?
Em suma, as abelhas fazem o mel como uma forma de armazenar alimentos para comer durante o período de inverno mais frio, quando eles são incapazes de forragem e há menos flores do que para recolher alimentos.
Dia 03 de outubro, foi escolhido para homenagear Abelhas, esse inseto produtor de mel tem um dia próprio!
As abelhas vivem em colméias. Cada colméia possui apenas uma rainha – o inseto que possui o aparlho reprodutor completo e se reproduz - , zangões – que morrem após o acasalamento – e as abelhas operárias – servem para a polinização das plantas e produção do mel.
As abelhas são os maiores produtores de uma das maiores riquezas da nossa alimentação, o mel.
As abelhas são uma comunidade organizada de insetos, que vivem nas colmeias e um grupo de abelhas é conhecido como enxame. Nas colmeias existe só uma rainha e ela é a única que possui o aparelho reprodutor completo, sendo capaz de se reproduzir.
Uma rainha tem a capacidade de pôr entre 2 mil e 5 mil ovos por dia. As operárias são responsáveis pela polinização e pela produção do mel.
O tempo de vida da rainha varia entre três a quatro anos, enquanto das operárias e de 6 semanas. O sabor do mel e sua tonalidade variam de acordo com a planta de onde é extraída a matéria prima para sua produção, a isso dá-se o nome de florada.
Conversem com os Lobinhos sobre a importância das abelha: sobre a polinização, o mel, a geleia real e o pólen.

Dia das Abelhas

Cerca de metade das abelhas de uma colmeia ocupa-se todo o tempo da coleta de néctar produzido por flores. A fonte de néctar é descoberta por abelhas "exploradoras", enviadas a todas as direções. Quando encontra uma fonte, a abelha volta à colmeia e, por meio de uma "dança", transmite a suas companheiras a direção e a distancia do achado. Depois, oferece-lhes uma amostra do néctar. As abelhas saem, fazem um voo de orientação sobre a colmeia e partem.
Fonte: animal.discovery.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.