Vídeos

Notícias - Google Notícias

CINEMA / Filmow - Notícias Populares

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

sábado, 15 de agosto de 2015

Nossa Senhora da Guia / 15 de agosto

Nossa Senhora da Guia e sua devoção surgiu, na verdade, na Igreja Ortodoxa, que é reconhecida pelo Vaticano. Entre os cristãos ortodoxos, Nossa Senhora da Guia é invocada com o nome de Odigitria. Este nome significa Condutora ou Guia. Isso porque Maria guiou Jesus em sua infância. Tempos depois, o culto a Nossa Senhora da Guia foi incorporado na igreja Católica.
Nossa Senhora da Guia
Nossa Senhora realmente guia
O papel de Maria, Mãe de Jesus, na história da salvação, é importantíssimo. Além do seu sim a Deus, de gerar Jesus Cristo como homem e de educá-lo como filho, ela guia o ser humano, conduzindo aqueles que querem para Deus.
Nas Bodas de Caná, Maria disse uma frase que é emblemática desta sua missão de Guia da humanidade. Ela disse: Fazei tudo o que ele (Jesus) vos disser. Esta é uma das grandes missões de Nossa Senhora: conduzir-nos até Jesus. De fato, em todas as aparições, Nossa Senhora pede mudança de vida e que todos sigam o seu filho Jesus Cristo, para a salvação eterna.
A devoção a Nossa Senhora da Guia no Brasil
A devoção a Nossa Senhora da Guia chegou ao Brasil através dos portugueses no ano de 1745. Na ocasião, um capitão de navio trouxe uma imagem de Nossa Senhora da Guia juntamente com uma imagem de Nosso Senhor do Bonfim.
As duas imagens ficaram num altar na igreja de Nossa Senhora da Penha, em Salvador, na Bahia. Depois, o capitão, muito devoto, começou a construir uma igreja em honra de Nossa Senhora da Guia.
Em sua empreitada, ele conseguiu conquistar vários devotos, que também se tornaram colaboradores na construção da Igreja, que hoje é a famosa Igreja do Bomfim. Terminada a construção, a Imagem de Nossa Senhora da Guia foi solenemente transportada junto com a imagem de Nosso Senhor do Bomfim. As obras duraram dez anos.
Representação
A imagem de Nossa Senhora da Guia é representada assim: num dos braços ela segura o menino Jesus no colo. Na outra mão, ela carrega uma estrela, que representa a Estrela de Belém que guiou os magos até o menino Jesus. Essa estrela representa também a estrela que guia todos os homens até Deus.
Devoção a Nossa Senhora da Guia
A pedido do povo, o Papa Pio VII definiu o segundo domingo depois da Epifania, em janeiro, como a data da festa de Nossa Senhora da Guia.
Fonte: www.cruzterrasanta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.