Vídeos

Notícias - Google Notícias

CINEMA / Filmow - Notícias Populares

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

sábado, 1 de agosto de 2015

Dia do Selo Postal Brasileiro / 01 de Agosto /

O Dia do Selo Brasileiro é comemorado em 1º de agosto porque nesta data, no ano de 1843, foram emitidos os primeiros selos no país.

Conhecidos como Olho-de-Boi, devido às suas semelhanças com o olho desse animal, os selos brasileiros tinham os valores de 30, 60 e 90 réis.
Mas a ligação entre a história brasileira e a história do selo não pára por aí.
Foi também no Brail que, em 1974, lançaram o primeiro selo do mundo com legenda em braile.
Outro motivo de orgulho dos filatelistas brasileiros é que nosso país foi o segundo do mundo a emitir um selo com imagens holográficas (tridimensionais), no ano de 1989.

Mais história

O selo nasceu na Inglaterra, em 1840, a partir da necessidade de se estabelecer um padrão de tarifas postais para toda a nação.
Antes de existir, o destinatário arcava com as despesas de correspondência.
Com os selos, foi possível uniformizar as taxas de todas as regiões de uma nação e, posteriormente, implantar um sistema postal de âmbito internacional.
O primeiro selo trazia a imagem do rosto da rainha Vitória e foi idéia de um membro do parlamento inglês, Rowland Hill (1795-1875).
Os selos despertam a curiosidade de muita gente.
Através deles podemos aprender peculiaridades sobre o momento histórico de um país, já que, com frequência, retratam algum tema ou personagem de determinada época que está em voga.
O hobby de colecionar selos é chamado filatelia.
O valor de um selo raro pode chegar a cifras altíssimas, e o verdadeiro filatelista está disposto a gastar muito para incorporá-lo à sua coleção.
Fonte: IBGE teen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.