Vídeos

Notícias - Google Notícias

CINEMA / Filmow - Notícias Populares

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

sexta-feira, 12 de junho de 2015

SBT lamenta o falecimento de José Messias

Neste momento de pesar, o SBT, sua diretoria e seus funcionários lamentam o falecimento do cantor e compositor José Messias, aos 86 anos. Amigo de longa data de Raul Gil, foi jurado de quadros musicais do programa desde 2001. Messias também foi o criador do quadro de sucesso "Para Quem Você Tira o Chapéu?". Há um ano estava afastado apenas com aparições esporádicas.
Foto: Divulgação/SBT
José Messias teve falência múltipla de órgãos em decorrência de uma complicação renal. Ele estava internado há 11 dias no Hospital dos Italianos, no Rio de Janeiro. Seu enterro acontecerá em Saquarema, no Rio de Janeiro, às 16 horas, no cemitério Nossa Senhora de Nazaré.
Lamentamos e deixamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs.

José Messias nasceu na cidade de Bom Jardim de Minas, em Minas Gerais, em 1928. Ele era compositor musical, apresentador, produtor de rádio e televisão e participante constante de júris de programas de auditório. Seu nome completo era José Messias da Cunha. Sua família era pobre, mas muito ligada à música. O pai , o tio e até o avô eram regentes de banda. E José, o garoto, desde cedo começou a compor músicas para blocos de carnaval.
Um pouco mais velho, José Messias mudou-se para a cidade de Barra Mansa, no estado do Rio e participou de apresentações circenses, aprendendo pequenos segredos. Logo, porém, mudou-se para a capital, Rio de Janeiro, onde chegou em 1945, onde chegou aos 17 anos. Procurou o rádio e participou do programa: " Papel Carbono", de Renato Murce. Mas, para completar o dinheiro para a subsistência, trabalhou em comércio. Foi, porém, logo apresentado ao compositor famoso: Herivelto Martins,de quem se tornou secretário. Foi quando as portas se abriram para José Messias, que chegou a substituir Grande Otelo, em apresentações que ele não podia fazer.
Em 1953, José Messias conseguiu que fosse gravada uma composição sua para o carnaval, cantada por Heleninha Costa. Foi a "Marcha do Coça Roça". Não parou mais de compor músicas e conseguiu que as gravassem, cantores de nome, como: Emilinha Borba, Quatro Ases e um Coringa, Francisco Carlos, Marlene.
Em 1954, José Messias foi nomeado pelo presidente João Goulart, para o Ministério do Trabalho, no Serviço  de Recreação Operária, ficando à disposição da Rádio Mauá. Em 1955, Messias fez sua estreia como apresentador de auditório na Rádio Mayrink Veiga e por dez anos ele acumulou o cargo público, com a apresentação do programa e depois com a direção da rádio. Passou em seguida por várias emissoras. Foi aí que, ao lado de Carlos Imperial e Jair Taumaturgo,  fundou a Jovem Guarda, movimento que se identificava com a juventude da época e que lançou grandes nomes, como:  Roberto Carlos, Clara Nunes, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso e outros, que ele lançava em seu programa:" Favoritos da Nova Geração!".
Em 1966, José Messias foi contratado pela Rádio Nacional como locutor, apresentador e produtor. Nessa emissora criou e apresentou inúmeros programas, como: " Show da Cidade"; "Programa José Messias", " A Hora dos Calouros", " Viva a Jovem Guarda". E na década de 70, começou também em televisão, participando das emissoras cariocas: TV Tupi e TV Rio. Logo passou a aparecer no mais famoso corpo de jurados da época, que era o do programa: " Flávio Cavalcanti". Em 1972 , transferiu-se para a TV Bandeirantes e o SBT, passando a produzir o programa: " Clube dos Artistas", apresentado pelo casal Airton e Lolita Rodrigues, recém saídos da TV Tupi.
Nas década de 80, sem sair da Rádio Nacional, tornou-se proprietário de emissoras de rádio da região dos Lagos, no Rio e do Jornal de Negócios e assumiu a superintendência do Sistema Serramar de Comunicações. Em 1998, tornou-se Secretário de Cultura, Educação, Esportes e Lazer de Saquarema, cidade praiana do Rio..
José Messias teve mais de 200 músicas gravadas por cantores, como: Roberto Carlos, Caetano Veloso, Silvio César, Quarteto em Sy, Pery Ribeiro, Emilinha Borba, Nelson Gonçalves, Dircinha Batista, Linda batista, Clara Nunes e outros.
Desde 2002 era jurado dos calouros do "Programa Raul Gil", exibido por Band, Record e SBT.
Faleceu em 12 de junho de 2015, aos 86 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.