Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Milhares de fiéis comemoram o Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro

No feriado comemorativo ao dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, milhares de fiéis lotaram a Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos, na Tijuca, Zona Norte da cidade, desde as primeiras horas desta terça-feira (20/1). O arcebispo do Rio, Cardeal Dom Orani Tempesta, celebrou a missa em Ação de Graças, às 10 horas. Durante a homilia, o cardeal exortou os fiéis a terem a mesma fé que o padroeiro da cidade, São Sebastião. Os momentos de crise não devem ser um impedimento, segundo a pregação.
O prefeito Eduardo Paes esteve na celebração especial e, durante alguns momentos, pode falar aos presentes. Paes decretou oficialmente que a Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos - agora Santuário - é um Templo Religioso de Valor Afeitvo para o Carioca. O título entra em vigor à partir do dia 1º de Março.
Após 15 anos, a imagem de São Sebastião sairá pela primeira vez do Santuário ás 16h em uma procissão da Paróquia São Sebastião, na Tijuca, para a Catedral Metropolitana, no Centro. A imagem irá percor cerca de quatro quilômetros, com cânticos de louvor, exaltação, oração e homenagens durante seis paradas: Capela do Espírito Santo (Estácio), Hospital Geral da Polícia Militar (Estácio), Praça da Apoteose (Praça Onze), INCA (Praça da Cruz Vermelha), Sede da Polícia Civil (Centro) e Catedral. A imagem do padroeiro é comprovada do século XVI e foi restaurada no ano de 2014.
Mais cedo, por volta das 7h, a imagem do santo padroeiro estava na abertura da tradicional Corrida de São Sebastião, no Aterro do Flamengo, onde Dom Orani concedeu benção aos corredores.
Além da celebração, uma carreata com os restos mortais do seminarista e surfista Guido Schaffer saiu da Tijuca tendo como destino a Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Os restos mortais de Schaffer serão transferidos do Cemitério São João Batista, em Botafogo, para a Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, onde ele costumava participar das missas. O processo será o primeiro para beatificação e canonização. Schäffer morreu no mar aos 34 anos, quando era seminarista, surfista, médico e dedicado à causa dos mais pobres.
Ao longo do percurso, no Estácio, 450 crianças cariocas irão soltar balões vermelhos e brancos. Na Apoteose, haverá execução do Hino Nacional, queima de fogos de artifício e de outras canções. Na chega à Catedral, um helicóptero derrama uma chuva de pétalas de rosas sobre os participantes na avenida Chile. A procissão será realizada com a imagem histórica de São Sebastião, trazida por Estácio de Sá, fundador do Rio.
Comemorações tiveram início em 7 de janeiro
Nesta segunda (19), Dom Orani Tempesta celebrou duas missas especiais, uma na Casa do Padre, no Rio Comprido, na Zona Norte, e outra no Cristo Redentor, na Zona Sul, dentro da programação de encerramento da Trezena, que teve início no dia 7 de janeiro. O cardeal também seguiu em procissão com os religiosos até a Catedral.
A Arquidiocese do Rio já vem realizando em parceria com a prefeitura uma programação religiosa e cultural pela cidade, em comemoração aos 450 anos do Rio. Desde o dia sete de janeiro, a réplica da imagem de São Sebastião visita cerca de 90 lugares, entre paróquias e capelas dedicadas ao santo, hospitais, cemitérios, asilos, casas de recuperação de dependentes químicos, locais turísticos e instituições públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.