Vídeos

Notícias - Google Notícias

CINEMA / Filmow - Notícias Populares

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Dia do Fonoaudiólogo

09 de Dezembro

Profissão

O fonoaudiólogo é o profissional que atua com linguagem oral e escrita, voz e audição, elementos primordiais à capacidade de comunicação do homem. Seu campo de trabalho abrange atividades de promoção da saúde fonoaudiológica, clínico-terapêuticas, pesquisa, assessorias e consultorias a empresas e escolas.
É responsável pelo diagnóstico e o tratamento de problemas da comunicação oral e escrita, voz e audição em sujeitos de qualquer idade. Seu trabalho pode ser efetivado em emissoras de televisão, rádio, empresas, berçários, creches, escolas de todos os níveis, serviços públicos e privados de saúde visando ao desenvolvimento da linguagem e da audição; além de atividades em hospitais, instituições, clínicas e consultórios.
A atuação do fonoaudiólogo é ampla e abrange várias áreas descritas a seguir:
Assessoria em voz profissional, expressividade e comunicação. Trabalho junto a profissionais das áreas de comunicação social (jornalistas e radialistas); artística e cultural (cantores, dubladores, atores, coralistas, contadores de histórias); educacional (educadores, professores, palestrantes); empresarial, comércio e serviços de atendimento ao público (atendentes, teleoperadores, empresários); religiosa (padres, pastores e integrantes de grupos de louvor); políticos, advogados e demais profissionais que prezam pela qualidade na comunicação e uso da voz falada e/ou cantada.
Nas escolas pode atuar na promoção da saúde da comunidade escolar, englobando educadores, professores, alunos e familiares. Envolve aspectos do ambiente educacional, condições e organização do trabalho docente, inclusão de pessoas com necessidades especiais, processos de construção da oralidade e da escrita dos alunos e saúde vocal do professor.
Seleção e adaptação de prótese auditiva em sujeitos com alterações que comprometam suas habilidades de comunicação.
Empresas - é responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Conservação Auditiva, exigido por lei em nosso pais, e do Programa de Comunicação Empresarial.
No Sistema Único de Saúde (SUS) promove a saúde da comunidade, realiza processos avaliativos, preventivos, e tratamento das alterações de audição, voz, linguagem oral/escrita e motricidade oral em: Unidades Básicas de Saúde, Estratégia de Saúde da Família, Saúde do Trabalhador, Centro de Especialidades e Hospitais.
Pesquisador e docente em centros de estudos, de pesquisas e Universidades.
A Fonoaudiologia é uma área de conhecimento que, nos últimos anos, vem abrindo inovadoras áreas de ação, conquistando novos espaços nos mais diversificados tipos de instituições.
Fonte: www.unimep.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.