Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

sexta-feira, 11 de abril de 2014

FÓRUM PERMANENTE DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO DISCUTE CRIAÇÃO DE 80 MIL EMPREGOS NAS OLIMPÍADAS DE 2016

As Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, deverão gerar mais de 80 mil empregos — podendo chegar a 100 mil — na Região Metropolitana, sobretudo na capital. As principais oportunidades surgirão nas áreas de hotelaria, segurança, transporte, limpeza, gestão de energia, e alimentos e bebidas. As boas novas olímpicas foram anunciadas nesta sexta-feira (11) pelo Comitê Rio 2016 no Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, durante reunião da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Segundo a gerente de recrutamento e diversidade e inclusão do comitê organizador dos Jogos, Eloise Brillo, estão sendo fechadas parcerias para treinamento de profissionais de diversos níveis. “As oportunidades contemplarão diversas escolaridades e queremos dar oportunidade também àqueles que se encaixam em grupos menos prestigiados, como pessoas com deficiência e carentes”, explica Eloise.


Para ela, a qualificação de mão de obra será um dos grandes benefícios gerados pelos Jogos do Rio. “A capacitação é o legado para alocar os trabalhadores após o evento”, diz.


Além dos 80 mil postos de trabalho, o Comitê Rio 2016 espera receber 70 mil voluntários para atuar em diversos serviços, como atendimento, suporte, saúde, telecomunicações, tradução e hotelaria. Os candidatos serão submetidos a questionários, testes online, dinâmicas de grupo, simulações e treinamento especializado de acordo com a tarefa a ser cumprida durante as competições. A previsão é que o treinamento seja iniciado a partir de setembro de 2015 e será realizado principalmente na capital.
O processo de seleção, no entanto, terá novidades em relação ao adotado nos Jogos de Londres, em 2012, e nas Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia, em 2014. “Não havia dinâmica de grupo, só a entrevista presencial. Estamos inovando para tentar fazer com que esse voluntário perceba a importância de sua dedicação para o evento”, explica a gerente de parceira de voluntários do Comitê Rio 2016, Any Bittar, acrescentando que as inscrições para o voluntariado serão abertas no dia 28 de agosto.
Para participar, os interessados deverão ter 18 anos até maio de 2014 e possuir o nível fundamental completo. “Depois de aprovados, os voluntários receberão uniforme completo, certificado de participação, gratuidade para transporte e alimentação durante o evento”, completa Any.
A reunião contou com a participação de instituições como o Sebrae, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e a Universidade Estadual da Zona Oeste. Para a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, o mapeamento das oportunidades que surgirão por conta dos Jogos Olímpicos permitirá a identificação da oferta de mão de obra do estado e estimular a qualificação profissional para ocupação dessas vagas.


“O papel do Fórum é ser um elo entre a iniciativa pública e privada e as instituições de ensino. A nossa missão é convocar quem está à frente de fato e pode atuar para contribuir e atender a essa demanda. Dessa forma, será possível dar oportunidades para o estado todo de uma forma geral”, explica Geiza Rocha.
(Camilla Pontes)
Marcelo Dias
Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
Diretoria de Comunicação Social 
(55 21) 2588-1404 e 9-9901-9213

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.