Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

quarta-feira, 9 de abril de 2014

DETRAN TERÁ 300 NOVOS EXAMINADORES PRA PROVAS PRÁTICAS DE HABILITAÇÃO

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) vai chegar ao fim de 2014 com 300 novos examinadores para as provas práticas de habilitação. A informação foi divulgada durante audiência pública realizada pela Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta quarta-feira (09/04). A diretora de Habilitação do Detran, Janete Bloise, acrescentou que o departamento dará posse a 1.300 novos servidores - aprovados no último concurso público - para serem distribuídos nas áreas de maior necessidade. “O presidente do Detran determinou prioridade para a área de exame prático. Isso significa mais do que dobrar a capacidade do Detran, no que diz respeito a vagas para exame prático, que é a fase mais importante da habilitação. Não esquecendo que todas as áreas serão contempladas, entre elas vistoria de veículos e identificação civil”, ressaltou a diretora.
O presidente da comissão, deputado Marcelo Simão (PSB), propôs criar um grupo para apresentar as demandas trazidas pelos donos das autoescolas ao Detran. Para o deputado, essa seria a melhor forma de resolver problemas como a falta de água e banheiros nos locais de prova. “Hoje já conseguimos andar com essas questões. Os representantes do Detran se propuseram a atender essas duas solicitações, além de analisar o possível parcelamento da taxa de inscrição, já que os alunos pagam o valor determinado e só realizam o exame meses depois”, informou o deputado.
Proprietário da autoescola Irani, Oliveira Ferreira disse sofrer com os atrasos na realização dos exames práticos. Ferreira é dono de sete autoescolas no Rio e tem uma média de 600 alunas aguardando a marcação da prova. “Tenho dificuldade em manter um diálogo com os meus clientes, pela falta de informação que nós temos. Não sabemos quanto tempo o candidato vai ter que esperar, falta transparência. Mesmo que o aluno tenha que aguardar dois meses, seria justo ele ser informado disso antes. Acaba que a autoescola, muitas vezes, é processada e sofre retaliações com um erro do Detran”, ponderou o empresário.  
Em resposta, Janete Bloise explicou que além do número de pedidos de exames para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ter aumentado 14% entre 2008 e 2012, as autoescolas matriculam mais alunos do que o permitido por carro. "Esse é um dos problemas que faz atrasar ainda mais a marcação dos exames. O Detran precisa consertar algumas falhas, mas as autoescolas também. Temos que trabalhar em conjunto. As empresas deveriam oferecer aulas de reforço para os alunos que foram reprovados no teste. Isso ajuda o aluno e o Detran, com a redução do número de reprovações repetidas", concluiu Bloise.
Da Redação

Fernanda Galvão
Diretoria Geral de Comunicação Social 
da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro
2588-1153 / 99433-3994 / 99726-0409 / 98890-6652

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.